sábado, 2 de agosto de 2014

Conheça Lisboa em 2 dias e Sintra em 1 dia.

Lisboa em 2 dias e Sintra em 1 dia.

O voo Rio de Janeiro para Lisboa foi tranquilo, na conexão em Londres não ocorreu a necessidade de imigração nem retirada de malas, estas foram direto. No aeroporto em Lisboa a imigração foi um pouco lenta mesmo estando vazio.Após sairmos do desembarque, no saguão, trocamos o Lisboa Card e pegamos um mapa da cidade. O aerobus para o centro teve redução de preço de dois euros pelo Lisboa Card custando 3,5 euros a passagem de ida. O ponto do aerobus fica em frente a saída, ao lado das informações turísticas.
Aerobus
Existem dois ônibus que saem do aeroporto, o de numero um que vai para o centro da cidade, e que era o que queríamos, estando parado a direita da saída, o de numero dois vai para outra região. O pagamento é realizado diretamente no ônibus. O motorista pergunta em qual local você vai ficar, fique atendo, ele parou para mim um ponto depois do local que eu queria. Confirme com o motorista se é o seu itinerário e se está no local certo. Em caso de duvida fale o nome do hotel e a rua, ou mostre a reserva com endereço que ele deixará você o mais perto possível.

No fim realmente achei que Lisboa merece um pouco mais de tempo e Portugal então, nem se fala... Chegamos a Lisboa as 18horas, por isso, nessa noite apenas tiramos algumas fotos e demos uma pequena volta em torno do Parque Eduardo VII. Havia muito movimento e um grande telão devido aos jogos da Copa do Mundo.

Primeiro dia de Passeio.

Acordamos cedo e após um belo café da manhã demos uma nova passeada no Parque Eduardo VII, agora para vê-lo com a luz do dia.

Parque Eduardo VII

Praça do Marquês de Pombal
Após pegamos o metro (Lisboa Card) e descemos na Praça do Comercio, também chamada como Terreiro do Paço. Lá existe a Casa dos Vereadores, alguns belos monumentos e o Arco da Rua Augusta.

Estatua de D. José I

Estatua de D. José I, fica no centro da praça que também estava enfeitada para a copa e contava com um telão.Tiramos belas fotos e após nos dirigimos de ônibus (nº728) para o belíssimo Mosteiro dos Jerônimos (Lisboa Card).
Arco da Rua Augusta
Deste ponto (Arco da rua Augusta) você tem duas opções:primeira, o bonde elétrico que esta localizado ligeiramente a esquerda da grande porta. Você vera o ponto do bonde quanto passar pelo monumento D. José I.
Bonde
Segunda opção: continue em frente para o Arco prossiga a esquerda, margeando o murro do portão, chegará a um ponto onde passa o ônibus de numero 728, que possui uma parada em frente ao  mosteiro. Ao entrar no onibus valide seu ticket. Lembrete importante: não há venda de passagem no ônibus, você pode usar o Lisboa Card que serve para todos os tipos de transporte urbano, ou adquirir um cartão de transporte coletivo, simples ou composto, mas não entre no onibus sem cartão. Internamente há na parte superior do onibus um letreiro luminoso indicando o próximo ponto de parada.

Ponto de ônibus do 728
Mosteiro dos Jerônimos
Mosteiro dos Jerônimos (Lisboa Card). Um lugar deslumbrante. O antigo refeitório com seus azulejos portugueses azuis e amarelos, em estilo Manoelino. Ainda no Mosteiro há o Tumulo de Fernando Pessoa.

Refeitório

Tumulo de Fernando Pessoa.
Se você possui o Lisboa Card não é necessário não entrar na grande fila formada para comprar ingresso par o Mosteiro dos Jerônimo. Vá direto ao Museu, apresente o cartão e troque seu ingresso. A fila é para comprar a entrada do mosteiro. 
Anexo ao Mosteiro há a Igreja dos Jerônimos. Para entrar na Igreja saia do Mosteiro e logo ao lado há a entrada para a Igreja.
Igreja dos Jerônimos

No momento que entramos havia uma missa. A acústica da igreja é muito boa. A Igreja é muito bonita. Nela há o tumulo de Camões de um lado e o de Vasco da Gama do outro lado. Também vale a visita.


Igreja dos Jerônimos
Também em outro anexo ao Mosteiro há um museu com antiguidades egípcias. É pequeno, se estiver com pressa pode ser suprimido.
Em frente ao Mosteiro dos Jerônimo há um belo parque (Praça do Império) com um grande chafariz no meio.
Praça do Império



Ao lado da praça há o Centro cultural de Belém. Atravessamos o parque, do outro lado da rua conhecemos e fotografamos o Monumento do Descobrimento.

Monumento do Descobrimento
Do alto do monumento (paga-se para subir de elevador) há vistas fantásticas para o Cristo, a torre de Belém, o mar e o rio. No chão há desenhada uma Rosa dos ventos.

Rosa dos ventos vista do alto do monumento do Descobrimento 
Outra coisa muito interessante que vimos no topo do Monumento do descobrimento foi o ônibus anfíbio, se tiver coragem de entrar de ônibus num grande rio.........
ônibus anfíbio

Depois de tudo isso, pequena parada para o almoço. Há alguns restaurantes nessa ampla calçada.
pós o pequeno break, seguimos em direção a Torre de Belém. Um bonito e interessante forte, com mais belas vistas.

Torre de Belém
Retornando em direção ao Mosteiro dos Jerônimo. Nesta caminhada, veja que interessante:


Pena que não tínhamos tempo de entrar para ver!
Após 15 minutos de caminhada, passamos pelo local que vendem os famosos pasteis de Belém. Pequena parada para a sobremesa. Realmente comendo fresquinho é uma delicia! Passamos pelo Palácio Presidencial e nos dirigimos para o Museu dos Coches (Lisboa Card). Vale a visita!!

Museu dos Coches

Devido ao horário de verão, resolvemos ir ao Oceanário. Pegamos o ônibus 728 na praça em frente ao museu.

Depois de atravessar a cidade chegamos ao Oceanário.

Oceanário de Lisboa

Após varias aquários, muitos pinguins, lontras “dançantes”,

caminhamos até a estação de metro. Descemos na estação restauradores, na avenida Liberdade e terminamos a noite no Hard Rock Café de Lisboa.

Caminhamos pela av. Liberdade até o hotel. Uma bela caminhada, mesmo a noite.

Segundo dia

Após um belo café fomos de metro até a praça dos Restauradores, quem não conhece a rua vale a pena ir a pé.

Bonde da Glória
Ao lado da estação pegamos o funicular da ladeira da Glória (Lisboa Card) até o miradouro do bairro alto, com suas vistas.

Jardim de São Pedro de Alcântara
Demos umas voltas pelas antigas e estreitas ruas do bairro Alto e descemos pela rua São Pedro de Alcântara e rua da Misericórdia até a praça Luis de Camoês, onde se encontra a embaixada do Brasil. Aqui está o bairro do Chiado, com belos prédios e igrejas. Seguimos em direção ao Baixo Chiado. Passamos pelo monumento a Fernando Pessoa, localizado na estação de metro Baixo Chiado. Um local com varias lojas e restaurantes, alguns frequentado por antigos artistas, bem movimentado de dia e a noite. Seguimos em direção ao largo do Carmo e visitamos as ruínas do Carmo.

Igreja do Carmo
 Igreja gótica destruída no terremoto de 1755. Vale a visita !! Pegamos o elevador Santa Justa (Lisboa Card) para descer. Mais belas vistas do mirante!

Elevador de Santa Justa.
Pausa para almoço.

Depois do almoço em um gostoso restaurante passeamos pela rua Augusta até o arco da Augusta e retornamos pela Augusta até a praça do Rossio e praça das Filgueiras. Pegamos o bonde 28 até o castelo de São Jorge.

Castelo de São Jorge.
Interessantes ruínas, com mais bonitas vistas da cidade. Retornamos no ônibus 737 até o Rossio. Fomos jantar no Baixo Chiado e após para o hotel descansar.

Um dia em Sintra - pegamos o trem de 08:38h. A estação fica entre as praças dos Restauradores e a do Rossio, ao lado do teatro Nacional. Fique atento a estação é muito bonita e não parece uma estação. Demos duas voltas e após perguntar que localizamos a mesma. A viagem até Sintra dura uns 40 min. 
Chegando em Sintra compramos um ticket para a visita de ônibus (hop on hop off), existem vários trajetos de passeio, você deve escolher qual se encaixa em seu tempo disponível e quais locais você pretende visitar, por isso é interessante verificar antes os locais para não desperdiçar tempo e dinheiro! 


Este foi o que havíamos escolhido.

Começamos pelo Castelo dos Mouros porque este era o que abria mais cedo para visitação. Caminhamos pelas muralhas e ruinas. Você terá vistas espetaculares pois o castelo é em uma região elevadisssima!! E como venta....Parece que vai te carregar.. naquela altura.... Nem imagino no frio?!

Muralha do Castelo dos Mouros

Após seguimos em direção ao Palácio da Pena, próximo destino na rota do ônibus. Um belo local, usado anteriormente como local de descanso de verão. Muito colorido e bonito.

Entrada do Palácio da Pena
E por fim o Palácio Nacional de Sintra que fica na vila, este ponto é a intercessão de ida e volta do passeio. Após conhecer o Palacio passeamos pelas estreitas ladeiras historicas de Sintra. Fizemos um pequeno lanche, com queijadinhas e doces locais, umas comprinhas, porque mulher não resiste as belezas locais e retornamos a estação de trem.

Ruela da Vila
Próximo destino: conhecer o Palácio de Queluz, normalmente fora da rota da maioria dos turistas, mas vale a pena conhecer. Havia lido que este palácio é considerado o Versalhes de Portugal. Realmente é muito bonito, grande, tem uma sala que lembra a sala de espelhos de Versalhes,  belos jardins, porem ele não está muito conservado, talvez pelo alto custo que deve ser para a conservação em relação ao numero de visitantes. Retornamos a estação de trem em direção a Lisboa. Voltamos para o hotel para arrumarmos as malas pois no dia seguinte cedo nossa direção era Barcelona. 

Palácio de Queluz
Viagem de Lisboa para Barcelona, pegamos um táxi do hotel ao aeroporto, como é perto ficou barato, dez euros, valeu a pena. Fizemos o check in e atravessamos a verificação de passaporte, nos deparamos com reembolso de taxas (tax free). Muito fácil: do lado direito você mostra as compras e recebe o carimbo de ok (alfandega), se solicitado tem que mostrar as mercadorias, principalmente se for eletrônicos. De acordo com o logotipo do Tax free (global Blue/ Global Refund) você recebe o reembolso do lado esquerdo ou no andar de cima em uma casa de cambio com o simbolo do Tax Free.

Você pode escolher a ordem dos seus passeios. Relatamos o que fizemos e julgamos ter sido o melhor para nossas necessidades. Abaixo listamos alguns sites que utilizamos para pesquisar os pontos que queríamos conhecer que pode facilitar sua visita.

Nossa experiencia com o Lisboa Card, como primeira visita a Lisboa,  foi muito positiva, valendo cada centavo pago.

Tax Free
Visite Lisboa
Visite Portugal
Mosteiro dos Jerônimos
Coliseu dos Recreios
Hard Rock Café Lisboa
Igreja de São Roque
Parques de Sintra
Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário