domingo, 30 de abril de 2017

Pousada Caminhos dos Ipês - Carlos Euler - Passa Vinte/MG

Esse fim de semana prolongado resolvemos fazer algo diferente. Escolhemos um local para contemplar a natureza, renovar as energias, longe da agitação e do corre-corre do dia a dia.
Procurando na internet e achamos a Pousada Caminhos dos Ipês que está a 1.175 m de altitude, no alto da Serra da Mantiqueira em Carlos Euler, distrito de Passa Vinte - Minas Gerais.

Pelo que vimos o tempo da viagem seria de aproximadamente 1:30 h, perto de casa mas longe da agitação.

A pousada oferece além da pensão completa com comida tipica mineira, tirolesa e trilhas. O celular não funciona, somente wi-fi.

dia 21 - Saímos de casa as 12:00h, tínhamos marcado almoço na pousada as 13:30h, a viagem foi tranquila e rápida até a chegada na divisa com Minas. Quando entramos no lado mineiro o asfalto terminou e começou a parte de terra batida, gastamos 1h em um trecho de aproximadamente 13km. Bom, depois de dessa aventura chegamos na pousada.

O Arthur nos recepcionou como se fossemos amigos, lavamos as mãos pegamos nossos pequenos Yorshires no carro e sentamos a mesa para o almoço. O dia estava bonito e a vista para as montanhas é muito bonita.  A sobremesa tinha doce de leite caseiro, doce de pera, queijo branco e queijo meia cura, deliciosos!
Pousada Caminhos dos Ipês - sede e sala de refeições

Pousada Caminhos dos Ipês - sede e sala de jantar

Pousada Caminhos dos Ipês

Essa é a vista das montanhas. A primeira a esquerda é a lisa, a do meio Carlos Euler e a da ponta direita a montanha do bispo.
vista da sede da pousada

Logo apos o almoço fomos para o nosso chalé. O nosso é do meio. Um belo chalé, com uma varanda com uma banheira de hidromassagem para dois. Desfizemos as malas, demos uma volta com os cachorrinhos e caí na cama para um cochilo. Ao acordar resolvi tomar um bom banho de banheira com vista para a montanha antes do jantar.  O quarto não tem TV. No inicio fiquei um pouco assustada mas três dias sem TV foi ótimo!!! Só interagindo com pessoas, meus cachorrinhos e a natureza.....
lago em frente aos chales
Quando acabamos de tomar banho já estava novamente na hora de comer, então fomos jantar.

dia 22 - Acordamos tarde, já estava na hora de irmos para o café. Vou ganhar alguns quilos, pão de queijo, bolos diversos, queijos mineiros, sucos e etc...

mesa de café da manha

Na sala de café vimos as nuvens tomarem as montanhas a nossa frente e rapidamente uma leve chuva veio em nossa direção.

As montanhas foram sendo tomadas pela nevoa.

A sede da pousada toda tomada pela nevoa e pela garoa.

Pousada Caminhos dos Ipés
Voltamos para o chalé, deitei na rede para admirar a paisagem e escutar o cair da chuva, rapidamente cai em um sono leve, gostoso e revigorante.
Chale da Pousada Caminhos dos Ipés
Quando acordei descobri que a internet havia voltado, dei uma olhada na net e depois fui dar uma volta com os cachorrinhos próximo ao lago, já que a chuva havia parado.

A Hora do almoço chegou... subimos para a sede e o almoço nesse dia dia frio foi costela de boi, feijoada e mais coisas que engordam.

Depois de tanto comer voltamos para o quarto para uma soneca. O Edson resolveu ir no mirante e depois iria na cachoeira, fiquei com medo de voltar a chover e resolvi ficar no chalé lendo.

O mirante está na fase inicial de projeto, o que existe no momento é uma trilha, que vale a pena fazer, são apenas duzentos metros até o ponto alto, onde se pode avistar a cachoeira de Carlos Euler e o vale.
caminho para o mirante

cachoeira de Carlos Euler vista do mirante.

Após a visita ao mirante Edson foi conhecer a cachoeira de perto, a distância da pousada até o portão da entrada são aproximados 900 metros. Dessa porteira ate a cachoeira são mais 900 metros, a estrada até a porteira a terra é batida. Da porteira principal até a cachoeira o caminho é de carroça, com um pouco de lama e esterco.
Caminho para a cachoeira de Carlos Euler

Mas Edson achou que valeu a pena a caminhada, a cachoeira tem aproximadamente 70 metros de queda de água espalhados por 10 metros de largura, na base são formados pequenas áreas para se banhar  o local é muito bonito.

A pousada tem um viveiro de mudas de arvores nativas da mata que estão sendo replantados pela fundação.

viveiro de mudas da Pousada Caminhos dos Ipés
Chegando na pousada Edson me encontrou preparando um banho de banheira de hidromassagem no por do sol.

Depois de um longo e relaxante banho subimos para o jantar. Ficamos de papo até altas horas.

Domingo, acordamos tarde arrumamos as malas e fomos tomar café. Saímos da pousada com uns potes de doces de leite na mala....Foi um fim de semana revigorante!!

Na volta para casa paramos em Carlos Euler para tirarmos algumas fotos no pequeno lugar.
Estação Ferroviária antiga de Carlos Euler

Mercearia de Carlos Euler

Rota para o Caminho dos Ipês - MG

Pegando a Rodovia Presidente Dutra, sair na entrada para Floriano /  Quatis. Vindo do Rio é a saída 290. Vindo de São Paulo é a saída 291, da Dutra.
·    Saindo da Dutra para Quatis, passar por baixo da Dutra, pegar a pista enfrente que fica angulada a 10 graus;
·    Seguir até o final e pegar a direita tem uma pequena subida pegue a rua à esquerda (em direção a Quatis);
·    Seguir enfrente e ao passar por baixo do viaduto da ferrovia, entrar à direita;
·    Seguir enfrente entrar a esquerda no viaduto à esquerda, sobre o Rio Paraíba do Sul;
·    Seguir em direção a Quatis;
·    Ao chegar ao pórtico de Quatis, você verá uma rua a esquerda, antes do pórtico, entrar nela;
·    Ponto de checagem – Posto de gasolina a sua direita, depois da subida clube Apaloosa, passará por três quebra molas, você esta no caminho certo!
·    Seguir enfrente, em direção a Falcão,
·    Ponto de checagem – você passará por uma “serrinha” (pequena subida com varias curvas); cruzará, em nível, a linha do trem (Que funciona! Preste atenção) chegará a Falcão;
·    Falcão; antes da cidade terá três quebra molas, você passará pelo posto de policia, à direita, siga enfrente.

Ponto de checagem – Terão cinco placas de curva acentuada, acredite nelas!
·    você passará por uma fazenda a esquerda;
·    Ao cruzar a ponte (de concreto) sobre o Rio Preto, que é a divisa do estado do RJ com MG, ZERE o hodômetro! Entrar à direita;

·    Na bifurcação, a 300 metros, seguir a esquerda, sentido Liberdade;

·    A 1.6, vai passar por uma a direita;
·    Mantenha sempre a sua esquerda;
·    Ponto de checagem – Em 2.2, você passara por uma propriedade a esquerda que tem um laguinho à direita,
·    Em 4.0, igreja (Reino de Deus) à direita, uma fazenda à direita (em nível inferior ao da estrada),
·    Em 6.3, passará sob a linha férrea,

·    Em 7.0, por uma ponte de madeira, por uma propriedade cuja casa esta na beira da estrada, a sua direita;
·    Em 7.2, na bifurcação, fique a esquerda, sentido Liberdade;
·    Em 8.4, você passará sob um tubulão que cruza a estrada,

·    Em 10.1, cruzará, em nível, a linha férrea, vai começar o calçamento de Carlos Euler

·    Passar por Carlos Euler, observando que existe uma igreja sendo construída a esquerda, uma quadra poliesportiva à direita, e uma estrada à esquerda, em direção a Bocaina de Minas;

·    Entrar nesta estrada, para Bocaina de Minas,

·    Em 12.2, passará na entrada de uma propriedade a esquerda, siga enfrente, você esta no caminho certo.
·    Em 12.8, uma forte subida,
·    Em 13.1, uma fazenda a direita,
·    Em 13.3, você chegou ao Caminho dos Ipês, a porteira fica a esquerda.