domingo, 10 de maio de 2015

Cinque Terre em 1 dia

Um lugar bonito, diferente, mas de acesso um pouco complicado. Como o nome diz são cinco pequenos povoados, pendurados numa região montanhosa muito ingrime. Alguns tem praia, outros um pequeno atracadouro. Em cima há a linha férrea, mas os trens regionais estavam em greve no dia de nossa visita !!! Só tínhamos um dia para conhecer Cinque Terre, fizemos este "pit stop" em Gênova somente para isso e .....greve dos trens regionais em pleno verão......Da outra vez que estivemos na Itália havia greve nos aeroportos, estava uma fuzarca só...Nós somos azarados ou isso é a Itália?!

Era um domingo de verão, acordamos cedo e já soubemos da greve pelo noticiário. Resolvemos arriscar e tentar chegar a Cinque Terre. Foi uma aventura.....

Fomos de trem rápido de Gênova a La Spezia, primeira classe.

Primeira Classe na Trenitalia

La Spezia é uma pequena cidade charmosa em um belo dia de verão, a unica opção para Cinque Terre era de Ferreboat.
Compramos um ingresso de barco de 25 euros que contemplava Porto Venere + Cinque Terre all day. Você recebe junto do Tkt um folheto com os horários de barco para cada ilha para realizar sua programação. Fomos de La Spezia a Porto Venere. Descemos e imediatamente pegamos o 1º barco para Monterosso. O ferry tem uma narração sobre cada umas das Cinque Terre, bem interessante.

Em Monterosso descemos e demos umas voltas no vilarejo que parece ser o maior deles. Passeamos pela vila.

Vila de Monterosso

Subimos até o Mosteiro dos Capuchinhos, um lugar com vistas fantásticas.
Vista da praia de Monterosso


Mosteiro dos Capuchinhos -Monterosso
Mosteiro dos Capuchinhos- Monterosso

Fomos a duas pequenas igrejas bonitinhas.


Igreja de São Giovanni Battista e Oratório Mortis

Igreja de São Giovanni Battista -Monterosso al Mare

No lugar há uma pequena praia de pedra. A água é um pouco fria mas tolerável e transparente.

Praia de Monterosso

Achei o lugar mais gostoso das Cinque Terre.


De Monterosso retornamos ao barco e fomos a Vernazza. Estreita , pequena praia, com grandes pedras. possui várias vielas. Achei bem interessante, uma beleza diferente.

Forte e Doca de Vernazza

 Vila de Vernazza
A Terre Corniglia é situada em um platô um pouco mais alto, não estava tendo acesso a barcos grandes, só havia acesso por trem ou trilha. Então não conhecemos.


Corniglia no alto da montanha

Não conhecemos Manarola pois o porto estava fechado devido ao mar revolto naquela região.


Manarola vista de longe

Fomos para Riomaggiore. Passeamos um pouco, um local também estreito você vai entrando, subindo, descendo. Fomos até o caminho para a via dell"amore, mas como várias outras trilhas estava fechada devido a deslizamentos graves ocorridos 2 anos antes. Passeamos e como já era meio da tarde paramos para um pequeno almoço. Após pegamos o barco para Porto Venere.


Riomaggiore atracadouro

Porto Venere- Não é uma das Cinque Terre, mas é um lugar muito especial. Há ruínas de uma cidade medieval,com algumas torres, murros e igreja.


Mapa do Parque Natural de Venere

Igreja de São Pedro (6)


No alto da foto o Castelo Doria (3)

Um pequeno centro medieval, utilizado atualmente como comercial. Passeamos bastante, experimentamos alguns molhos Pesto maravilhosos....comprei três de diferentes marcas. Na verdade gostei mais de Porto Venere do que das Cinque Terre, gosto não se discute.... No inicio da noite pegamos o ultimo barco para La Spezia.


Vila de Venere
Fomos passeando do porto até a estação de trem de La Spezia, parece ser uma cidade muito simpática.
Algumas pessoas preferem ficar nela para conhecer Cinque Terre. Achei uma boa opção.

Na estação tomamos um chá de cadeira de uma hora para pegar o trem de volta até Gênova, devido a greve, e chegamos em Gênova quase meia noite.

Esqueci de mencionar, mas em Genova ganhamos um Up Grade no hotel, ficando no Grand Savoia hotel. Muito bom, com quarto amplo,bem decorado, um bom banheiro com banheira e uma bela vista. O café da manhã também era ótimo. Pena que no curto tempo (duas noites) não pudemos aproveitar toda a estrutura do belo hotel.

Café na sacada do hotel e vista

 Descansamos bem porque pela manhã fomos para a querida Roma.

Um comentário: