Como eu havia falado no post anterior darei dicas do ensaio do Boi que acontece no Bumbódromo de Manaus. As imagens do festival foram feitas por amigos que foram à Parintins. Além disso esse post mostra outros pontos turísticos de Manaus.
Todos os sábados, entre março e junho, os grupos de boi-bumbá, Garantido e Caprichoso, de Parintins, revezam-se durante a temporada de ensaios na capital. Rica em cores, sons e coreografias, as apresentações são uma boa oportunidade para conhecer um pouco do festival folclórico que movimenta a região norte do país. A festa acontece no Sambódromo (Av. Pedro Teixeira, 1361-1443 - Dom Pedro), a partir das 22h. O ingresso custa R$ 10. No mês de outubro, a cidade de Manaus comemora o seu aniversário durante três dias com o Boi Manaus, reunindo milhares de pessoas no Sambódromo para dançar um ritmo típico da região, a toada amazônica.
Movimento Amigos do Garantido, 9223-3226; Movimento Marujada-Caprichoso, 3533-4676.
Informação obtida no site do
Viajeaqui da editora abril.
|
Preparação para a festa do Boi. |
A agencia de Turismo
Tucunaré Turismo leva o manauara para Parintins.
O meio de transporte mais utilizado é o barco, mas você pode ir de avião.
A Festa em
Parintins tem uma semelhança com o carnaval do Rio de Janeiro. O charme da festa do Boi são as historias contadas do povo local com a dança e a musica.
|
O Bumbódromo e os barcos parados no porto de Parintins. |
Boi Garantido
Lindolfo Monteverde deu o nome de Garantido para lembrar aos torcedores rivais que seu bumbá ficava inteiro apos as contendas de rua, sua toada lembrava que a cabeça de seu boi nunca quebrava ou era danificada, enfatizando que isso era garantido.
A cor vermelha e branca foi adotada pela torcida, o coração na testa do boi vem desde de a sua criação.
Boi Caprichoso
Alguns afirmam que a fundação do boi ocorreu em 1913 outros que foi em 1925. Seus idealizadores foram os irmãos Cid. O boi tinha o nome de Galante. Detalhes a parte, o que se vê hoje é a explosão quando o boi azul e branco entra na avenida ostentando em sua testa a estrela azul. É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas.
A extrema rivalidade faz com que ambas as entidades busquem se afirmar como a melhor ou a mais antiga agremiação. Esta concorrência é tão forte que gera a cada ano a busca pela superação, para o público é fantástico.
boigarantidoecaprichoso - esse site conta um pouco do folclore, a fantasia por traz de uma tradição secular.
Abaixo algumas imagens dessa grande comemoração do boi.
Quem vai a Manaus para ver a exuberante floresta, o encontro das águas e descobrir seus encantos, não pode deixar de a experimentar a gastronomia da cidade. A Cachaçaria do Dedé é um restaurante reconhecido pelo povo local.
|
Cachaçaria do Dedé |
Alguns pratos típicos são muito apreciados, a costela de tambaqui, matrinxã, jaraqui, aruanã e etc... Há vários tipos de peixes para ser experimentados. Depois do prato principal não pode faltar uma tigela de açaí ou o sorvete de Tucumã. Também não deixe de passar pelo mercado municipal e pela feira da cidade. Ambos são próximos, e você poderá encontrar tudo isso e muito mais.
|
Emporium do Guarana. |
No caminho se você se sentir cansado pode optar por uma parada para um energético, cai muito bem.
Perto do centro da cidade também está o
Porto Flutuante de Manaus, ao lado do Mercado Municipal, dali também saem os barcos para a visitação do encontro dos rios.
|
Porto Flutuante de Manaus |
Para quem quer comprar relógios há a fabrica de relógio da Dumond, nela pode-se encontrar outras marcas como a Condor New, Adidas, Empório Armani, Burberry, Diesel, DKNY, Armani Exchange, Fossil, Marc Jacobs, Michael Kors, com descontos. O relógio sai em média 20% mais barato que em outro local no Brasil, são originais e com garantia.
|
Relógios Dumont |
Passear na Ponta Negra é uma excelente opção, o local fica a 13 quilômetros do centro de Manus, é a parte nobre da cidade, cheia de prédios modernos. Ao percorrer o calçadão você vai se deparar com quadras de esportes, anfiteatros, bares e restaurantes, com movimento dia e noite. Durante o dia outra opção é curtir uma praia fluvial. Também pode entrar no Hotel Tropical e passear pelo seu mini shopping center, dar uma volta em seu mini zoológico. Termine a tarde no calçadão vendo o por do sol. O local normalmente recebe algum tipo de evento nos fins de semana.
|
Calçadão da Ponta Negra |
Mapa
Porto de Manaus
Fabrica de Relógios da Dumont
Cachaçaria do Dedé
Arena da Amazônia
Sambódromo ou Bumbódromo.
Hotel Tropical e Praia da Ponta Negra.
visite manaus