Foi realizado em Volta Redonda na piscina do Recreio do Trabalhador a parte pratica do curso Open Water Diver, ministrado pelo Instrutor Ricardo Couvain auxiliado staff Lenicia e o Dive Master Marlucio.
Preparação para entrar na água. |
Primeiro dia, piscina rasa.
Iniciado a aula recordando o que foi estudado nos dias anteriores nas aulas teóricas, logo em seguida fomos para a pratica.
Iniciado a aula recordando o que foi estudado nos dias anteriores nas aulas teóricas, logo em seguida fomos para a pratica.
Nesse primeiro dia, os exercícios são voltados para a segurança do mergulhador, boa parte do tempo foi dedicada para falar sobre segurança, destacando a importância de trabalhar, no mínimo, em dupla.
Após esta introdução, começamos nos familiarizando com os equipamentos a serem utilizados e como manuseá-los. Depois da introdução, fomos para a montagem do equipamento.
Equipamento montado pelos alunos, após verificado pelo staff/instrutor na hora de entrar na piscina. |
Exercícios do Primeiro dia; Piscina rasa.
1.Montagem e verificação do equipamento.
Nesta etapa, aprendemos qual a altura que o colete deve ficar preso no cilindro e a posição de fixação, a qualidade do ar que se vai utilizar (cheiro e gosto), a familiarização com os instrumentos de medição, a checagem da pressão do cilindro, quantidade de lastro a ser utilizada e se as conexões estão corretas e vedadas.
2.Colocar e Retirar o lastro
Colocação de lastro e verificação de equipamento |
3.Colocação do equipamento.
Primeiro colocamos o cinto de lastro e mascara e, após, como a entrada será na borda da piscina, o mergulhador pode colocar o colete equilibrador com cilindro e as nadadeiras sentado.
4.Entrada na Piscina com equipamento.
Na piscina rasa treinamos o rolamento lateral, onde o mergulhador já equipado senta na borda da piscina com máscara e regulador posicionados. Com a mão esquerda colocada na borda da piscina próxima a mão direita apoiando corpo nesta, faz um giro para a direita e com a mão direita empurra o corpo para longe da borda da piscina. (você pode fazer o rolamento para ambos os lados, fica de sua escolha o que for mais fácil e melhor para você).
Dentro da piscina
1.Troca regulador-snorkel / snorkel-regulador.
Troca |
A troca de regulador para snorkel é utilizada para economizar o ar do cilindro enquanto você estiver na superfície.
2.Desembaçar a mascara
Primeira etapa, com a ponta dos dedos dobre um pouco a parte superior da mascara deixando entrar um pouco de água, logo em seguida vire a cabeça para baixo deixando-a na horizontal depois a movimente levemente, para que a água circule pela mascara.
Colocando água na mascara |
Circulação de água pela mascara |
Para resolver este problema você utilizara a segunda etapa do exercício anterior.
Desalagamento de mascara |
Este exercício lhe dará segurança para nadar sem ela, em caso de perda da mascara por ruptura do elástico ou outro motivo.
5.Recuperação e desalagamento do regulador.
Em caso de perda da fonte principal, seja por um esbarrão de outro mergulhador ou outro motivo a recuperação é bem simples, tombe o corpo ligeiramente para a direita, deixe o braço direito esticado junto ao corpo depois faça um arco girando o braço para traz até o alto, com a mão esquerda pegue a fonte de ar coloque-a na boca e purgue-a antes de respirar para retirar a água que por ventura venha a entrar em sua boca. Um ponto muito importante deve ser lembrado, mantenha um sopro constante pela boca.
Recuperação e desalagamento do regulador |
Recuperação e desalagamento do regulador |
Seu ar esta acabando no meio do mergulho, o que fazer?
Indique para a sua dupla que seu ar esta acabando e que você quer compartilhar o ar dele, ele ficará na posição de espera indicando o local da fonte alternativa. Nade até ele, pegue a fonte de ar alternativa, não esqueça de colocar na boca na posição correta. Sua dupla vai segurar seu colete para que você tenha apoio e se sinta em segurança. Assim que você estiver com a fonte de ar alternativa na boca, indique que esta tudo OK. Ele ira confirmar com sinais se esta tudo OK e indicara para subir. então façam a subida lenta e segura junto com sua dupla.
Utilização de fonte alternativa |
Utilização de fonte alternativa |
Utilização de fonte alternativa |
Efetuado quando o 1° estagio venha a quebrar (difícil de acontecer, desde que sua manutenção esteja em dia), este libera ar para o 2° estagio continuamente não possibilitando ao mergulhador uma respiração normal. Neste caso o mergulhador procede colocando metade do bocal na boca respirando a quantidade de ar necessária e deixando o excesso sair, fique tranquilo a água não entrara em sua boca, pois a pressão interna será maior.
Respiração com regulador em debito contínuo. |
8.Flutuabilidade - Pivô de nadadeira
O exercício de pivô de nadadeira serve para auxilia-lo no modo de como deve ser sua respiração e como ela interfere no seu desempenho de flutuabilidade, se você quer afundar soltara um pouco mais de ar dos pulmões. Para subir fará o contrario, manterá um pouco mais de ar nos pulmões, isso não significa parar de respirar ou deixar de soltar o ar, a respiração deve ser sempre constante.
Lembre-se nunca prenda a respiração quando estiver utilizando o equipamento de mergulho.
9.Levitação sem movimento por 30 segundos
Mais um exercício de flutuabilidade, tendo sempre como base a respiração.
0 comentários:
Postar um comentário