segunda-feira, 13 de março de 2017

Conhecendo Cartagena das Índias, Colômbia.


Cartagena das Índias: O que fazer roteiro de viagem.

A cidade de Cartagena foi fundada em 1533, com o objetivo de fortalecer o local já que ali era a porta de acesso ao continente.
A forma da baía determinou os lugares a serem fortificados, (Bocagrande e Bocachica).
A fabricação das fortificações foi lenta, demorou cerca de 300 anos, este tempo se deu em função das fortes chuvas e das lutas travadas contra os invasores. As guerras travadas davam novo direcionamento, modificações eram requeridas na construção exigindo empenho extra dos engenheiros da época, para aumentar a segurança do local.
Cartagena é também conhecida como La Heroica sinônimo de descanso e diversão.
Bocachica fica na ilha "Isla de Tierra Bomba" onde está localizado o Forte de São Fernando "Fuerte de San Fernando de Bocachica"

Cartagena é constituída de vários bairros, sendo os principais o Bairro Getsemani, La Matuna, Manga, Bocagrande e San Diego, sendo este último dentro da muralha.

Bairro Getsemaní.
Getsêmani significa espaço para expansão, o primeiro edifício no bairro Getsêmani foi o Convento de São Francisco fundada em 1555. No final do século XVI nos planos de urbanização, foram desenhados as principais ruas do subúrbio de Getsêmani que hoje são chamadas "media luna paralela", situada na borda da ilha que direciona a entrada do mar,  a "calle larga" que faz uma curva no qual parece ser uma praça e onde esta à Igreja da Trindade.
Getsêmani foi o ponto chave da invasão pelo comandante francês Jerans Bernad Desjeans há 21 de abril de 1897, apesar de maus-tratos e destruição dos bairros e dos locais valiosos, tanto o centro quanto o bairro do Getsêmani foram preenchidos com edifícios religiosos. Lá se construiu a Igreja de Santo Toribio, Templo do Santo Jesus, igreja de terceira ordem.

Bairro San Diego e City Center.
Os bairros San Diego e City Center estão dentro da cidade murada, sua história está interligada com os demais bairros circunvizinhos, neste bairro estão localizadas à maioria das atrações turísticas, como o Museu das Fortificações na parte norte, passando pela Las Bovedas, Teatro Heredia e indo ao Sul você vai encontrar a Catedral, a Torre del Reloj e muitas outras atações.

Bairro Bocagrande
Tem praia com areia dourada, hotéis, bares e restaurantes diversos para todo tipo de gente, gosto e bolso. Uma área turística agitada, na avenida San Martin há sempre muito movimento; no final do bairro Bocagrande se encontra o Bairro El Laguito onde estão vários hotéis de luxo, seguindo mais um pouco você chega no bairro Castillogrande  onde está o Forte de Santa Cruz que hoje se encontra em ruínas e no local existe um centro de recreação particular das forças armadas. O que se indica é caminhar nesta areá na borda da praia, a praia de Castilho Grande não tem muitas ondas, para quem quer curtir um local com águas calmas é uma boa.

ALGUMAS ILHAS.

PARQUE CORALES DEL ROSARIO 
É um pequeno arquipélago situado ao sul da baía de Cartagena, a viagem até as ilhas levam em média 01:30h. Local com água transparente e multicolorida, muito procurada para a pratica do mergulho, fazendo parte do parque do arquipélago, temos também a Isla Cocoliso, Isla del Encanto, Isla del Pirata etc; às ilhas tem boa estrutura, mas dizem que é bom levar alguma coisa, pois os preços são bem salgados.

ISLA DEL BARÚ
Promessa futura de ser um ótimo ponto de turismo, já conta com lindas praias e uma estrutura de turismo crescente. Para chegar você pode ir por terra cruzando o Canal do Dique ou por via aquática.

ISLA SAN BERNARDO
Parque Nacional Natural (Corales del Rosario e San Bernardo) são perfeitos para observar a vida marinha à pouca profundidade, as águas cristalinas misturadas com o colorido dos arrecifes de corais dão um espetáculo de beleza, não esqueça do snorkel.

ISLA DE TIERRA BOMBA
Está a cerca de 15 min. de barco de Cartagena, local onda localizado o Forte de San Fernando de Bocachica. Esta ilha tem 4 povoados sendo estes Tierra Bomba, Bocachica, Oros e Barú, co cerca de 36 mil habitantes, sendo 12 mil só em Bocachica. A ilha é muito pobre parece que foi esquecido no tempo.
Caso você queira conhecer o forte, a melhor opção é contratar um tour que dura cerca de 3 horas passando pelo forte e outras partes. Mas se você gosta de aventura vá de barco coletivo, ele sai do mesmo Cais que sai os passeios para a Ilha do Rosário, a travessia custa 5 mil pesos e mais 3 mil da taxa. No cais de Bocachica até o forte você terá que caminhar, quase todo mundo irá te oferecer ajuda para ganhar uma grana e chegando no forte há uma taxa de entrada.

Existem outras ilhas na região, mas destacamos somente estas em nossa pesquisa.



Bairro Getsemaní, Manga e arredores

CAMELLON DE LOS MÁRTIRES
Em seu longo tempo de existência esta rua teve vários nomes como Matadero, Centenário e Independência. Em 1916 durante comemoração dos 100 anos do Fuzilamento dos Nove Heróis, um conselho municipal deu como tributo a ordem para transformá-los em Mártires.
O Parque del Centenário esta situado próximo ao Camellon.
CAMELLON DE LOS MÁRTIRES
MONUMENTO A LOS PEGASOS.
Em 1922 Cartagena recebeu do artista Colombiano Héctor Lombana, os míticos corceles que adornam o seu caminho. Situado entre o centro de convenções, o Caminho dos Mártires e a baía de Ánimas.
MONUMENTO A LOS PÉGASOS

PARQUE DEL CENTENÁRIO.
Este belo parque foi inaugurado em 1911. O autor de seus projetos foi Felipe Jasper. Este parque foi feito para comemorar o centenário da independência de Cartagena de Índias.

PARQUE DEL CENTENÁRIO

CENTRO DE CONVENÇÕES JULIO CESAR TURBAY  AYALA.
Centro de Convenções Cartagena de Índias está localizado no Bairro Getsemani, fora da cidade murada.
O edifício tem uma esplêndida vista sobre a Baía e o Porto dos Pégasos.
O Centro de Convenções dispõe de um Grande Salão com capacidade para 2.000 pessoas, num auditório, divisível em quatro salões de menor tamanho, conta com um auditório com capacidade para 1.200 pessoas, quatro salões para comissões, uma sala de conferências, vários salões de reunião, uma sala VIP e espaços ao ar livre para exibições ou mostras comerciais. Este ano estava sendo comemorado os 15 anos da Farex, a Feira de Artesanato, que acontece sempre no início do ano, vale à pena conferir as novidades artesanais.


Farex 2015
CENTRO DE CONVENÇÕES JULIO CESAR TURBAY  AYALA

TEATRO COLON
Foi construído inicialmente como o Convento e Claustro de São Francisco, os primeiros passos para a construção tiveram início em 1555, porém como toda igreja foi sendo ampliada até 1597, tendo neste período até o chegado do ditador Tomas Cipriano de Mosquera seu apogeu.  Em 1861 este ditador promulga uma lei que suprimia os direitos das Igrejas, Claustros ou qualquer entidade religiosa, que assim iniciou à decadência.  No início do século XIX voltou à ter importância, mas sua transformação no Teatro Colon só ocorreu em 1980, mas durou pouco tempo, algo em torno de 20 anos, tendo suas portas fechadas.
TEATRO COLON
Sobre o teatro Colon achei um material muito interessante.
Este é o nome "Investigación Histórica Antigua Iglesia San...." está em PDF, o link abaixo faz o download direto.
Teatro Colon

CLAUSTRO DO CONVENTO FRANCISCANO Y IGREJA DA TERCEIRA ORDEM.

O claustro do convento franciscano permanecem hoje como dependências, (Corporação Universitária Rafael Núñez), a capela da Ordem Terceira, construído no século XVIII, continua com a mesma utilização e da antiga Igreja de San Francisco, agora abandonado Teatro Colón.
CLAUSTRO DO CONVENTO FRANCISCANO Y IGREJA DA TERCEIRA ORDEM

PLAZA Y IGLESIA DE LA TRINIDAD.
Espaço Central, no bairro de Getsemani, tirado de sua criação o nome da Igreja de que é prelúdio. Quando a independência Cartagena da Espanha, a praça foi rebatizada Liberdade.
Paroquia De La Santísima Trinidad

IGLESIA DE SAN ROQUE.
Construído em homenagem de San Roque, que se conta ser um peregrino, que vivia para exercer a caridade com os doentes infectados pela peste, foi infectado. Retirou-se para uma montanha, já morrendo, um cão começa a o levar pão e milagrosamente emerge água do solo para o saciar a sede, que alonga a sua vida. Aparece um anjo que cura sua enfermidade. Ele morreu em 1327 e sua festa é celebrada no dia 16 de agosto.
A febre amarela causou calamidade e assolou Cartagena, onde diante desta situação o conselho ordenou que um templo fosse erguido em honra do santo, no bairro de Getsemani, cuja construção só foi concluída em 1674.


MONUMENTO A LA INDIA CATALINA
É um dos símbolos mais queridos da cidade. O fundador Pedro de Heredia chegou à então vila Kalamary na companhia de uma índia que servia como tradutora. Que era conhecida como a Índia Catalina nascida na aldeia de Galerazamba, que é hoje o município de Santa Catalina.
MONUMENTO A LA ÍNDIA CATALINA

Este trabalho sem igual é o maior construído pela engenharia militar espanhola. No interior está a inexpugnável edificação com uma diversidade de túneis, galerias, encostas e armadilhas, tem um intrincado sistema de vias de comunicação e de fuga, também foi equipado com uma engenhosa teia de minas para explodi-lo se ele for tomado pelo inimigo.

Horário: Segunda à Domingo de 8:00 a.m. a 6:00 p.m.

CASTILLO SAN FELIPE DE BARAJAS

Do alto do castelo esta será sua vista.
VISTA DA CIDADE

Neste local é passado um filme sobre a construção do forte, muito interessante vale à pena ver, dura cerca de 25min. "Hospital".
HOSPITAL

MONUMENTO A LOS ZAPATOS VIEJOS
Antes de sua localização atual atrás do Castillo de San Felipe, o monumento obra de Tito Lombana, estava próximo ao bairro de Getsêmani. Foi retirado e levado em função da construção da Ponte Heredia. O monumento é uma homenagem ao poeta satírico cartagenero Luis Carlos Lopez, chamado de el Tuerto.

O ponto onde está marcado encontra-se a Casa de la Cerveza, e para indicar que perto dali existe um pedaço que faz parte da fortaleza. A região da orla entre o Centro de Convenções e a Casa da Cerveza está em obras, no futuro será um lindo lugar para passear.

CASA DE LA CERVEZA

IGLESIA Y CONVENTO DE LA POPA
Foi construído no início do século XVII pelos padres Agustinos, está a 150 metros de altura no topo de uma colina. Seu nome foi dado por velejadores porque simula a proa de um barco. Originalmente, ele serviu como um refúgio para os escravos fugitivos, em seguida, foi palco de batalhas e usados como quartel e fortaleza.

Horário: segunda feira à domingo de 8:30 a.m. à 5:30 p.m.

Só vale a pena visitar se sobrar tempo.

IGLESIA Y CONVENTO DE LA POPA


As fotos demonstram o convento e a visão da cidade.
Como tínhamos pouco tempo preferimos alugar um Taxi, o valor foi de 50.000 pesos para levar, esperar e trazer de volta para o hotel, a visita dura aproximadamente 50min.
O valor da entrada está em 10.000 pesos.
Mapa hotel até o Convento.


Bairro San Diego e City Center


CASA BOLIVAR
Muito próxima ao Convento de San Agustín, encontra-se a primeira casa onde viveu Simón Bolívar, o libertador. Uma residência de estilo colonial que foi restaurada preservando sua história onde atualmente se ministram palestras e conferencias. Em sua biblioteca, existem documentos da época das campanhas de Bolívar.
Não visitamos.


CUARTEL DE LAS BOVEDAS
Última obra de engenharia local na cidade, construída entre 1792 e 1796. É interessante a harmonia na repetição dos 47 arcos que protegem 24 abóbadas construídos no final do século XVII, anexas ao Baluarte de Santa Catalina, como depósito pólvora, alimentos e equipamentos.


CUARTEL DE LAS BOVEDAS
IGLESIA DE LA CATEDRAL
Também chamado de Basílica menor, está na frente do Palácio da Proclamação sede do Governo de Bolívar. Tem em seus antecedentes como a primeira igreja construída na cidade na rua do Coliseum, em 1537, com a palma e cana de açúcar, que foi destruída em 1552 por um incêndio.

IGLESIA DE LA CATEDRAL

CONVENTO DE SAN PEDRO CLAVER Y FUNDACION MUSEO AFROCARIBEÑA
Este convento era chamado anteriormente de Santo Inácio de Loyola, fundada pelos jesuítas em 1618.
Neste museu se vê uma arquitetura religiosa e a casa onde viveu e morreu San Pedro Claver. Escravo dos Escravos. No segundo andar do Museu Afro-Caribenha, amostra representativa de nossos antepassados e sua cultura é exibido.
Segunda a Sexta 08:00-5: 30 pm;
Sábado e domingo 08h00 - 16:00h.
CONVENTO DE SAN PEDRO CLAVER Y FUNDACION MUSEO AFROCARIBEÑA

IGLESIA SAN PEDRO CLAVER
Originalmente construído em 1580 e depois reconstruída no século XVII no altar principal estão os restos de San Pedro Claver, o Apóstolo dos escravos. Esta igreja tem grande valor arquitetônica e estético.

PLAZA SAN PEDRO CLAVER
Esta praça foi anteriormente conhecida como San Juan de Dios e, depois como San Ignacio. Perto dela se encontra a escultura em homenagem a San Pedro Claver, doada pelo escultor Enrique Grau.

IGLESIA SAN PEDRO CLAVER y PLAZA SAN PEDRO CLAVER
PLAZA DE BOLIVAR
Considerada a maior praça da cidade por causa de sua proximidade com o Museu do Ouro, Banco da República, o Palácio da Inquisição, a Biblioteca Bartolomé Calvo, O Governo e da catedral. No centro da praça está a estátua de Simon Bolívar no qual a inscrição lê aumentos: "se Caracas me deu a vida, Cartagena me deu a glória".
PLAZA DE BOLIVAR

PALACIO DE LA INQUISICIÓN
Imponente edifício construído na segunda metade do século XVIII. Ele serviu como sede do tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Hoje abriga o Museu Histórico de Cartagena, fundada em 1924.
PALACIO DE LA INQUISICIÓN

MUSEU DO OURO
Foi inaugurado pelo Banco da República, em 1982, é um dos seis museus que o banco tem na Colômbia. Tem uma coleção de moedas de ouro, cerâmica das principais culturas pré-colombianas. Conta principalmente com os cultura Zenú (cultura indígena dos departamentos de Bolívar, Sucre, Norte de Antioquia e Córdoba).
Terça a Sábado: 09h00-5: 12:00h
Domingo: 10:00 - 15:00h
Encerra à Segunda Carrera 4 No. 33-26 Centro Plaza de Bolívar.

PLAZA DE LA ADUANA
É a maior e mais antiga da cidade, na época colonial os edifícios administrativos estavam localizados ali.
Atualmente estão localizados lá, o prefeito da cidade, em seu centro uma estátua de Cristóvão Colombo.
PLAZA DE LA ADUANA

PLAZA DE LOS COCHES.
Praça muito movimentada, está na entrada da torre do relógio. No final do século XX recebeu  a Plaza de Los Coches, porque ali funcionava como estacionamento de carroças puxadas por cavalos. No final da praça está localizado o Portal de los dulces, um corredor em que os doces típicos da cidade são degustados.

PLAZA DE LOS COCHES
Na praça De Los Coches há uma casa de cambio caso você necessite trocar dinheiro.

PLAZA DE SANTO DOMINGO e IGLESIA Y CLAUSTRO DE SANTO DOMINGO
Está em frente à igreja e claustro de Santo Domingo, está praça esconde em suas lendas fantasmagóricas, que ali ainda rondam o espírito de seus primeiros habitantes, e em frente à igreja esta uma escultura de Botero.

A Igreja pertencente à Ordem dos Dominicanos, a construção dos dois edifícios foi realizada entre 1579 e 1698. Localizado na praça de mesmo nome, são às mais antigas obras de construção civil da cidade.
PLAZA DE SANTO DOMINGO e IGLESIA Y CLAUSTRO DE SANTO DOMINGO
PLAZA FERNANDEZ MADRID
Localizado perto da Igreja de Santo Toribio, esta praça teve vários nomes: Plaza de Jagüeyes, Santo Toribio, General Francisco de Paula Santander. Depois de ser erguido em seu centro a estátua prócer e dramaturgo cartagenenero José Fernández de Madrid, a praça foi rebatizada 1889 com seu nome.
PLAZA FERNANDEZ MADRID
PLAZA SAN DIEGO e ESCOLA DE BELAS ARTES
O centro da praça está a meio caminho entre Santa Clara Hotel e Escola de Belas Artes. Rodeado por restaurantes, ali se reúnem artistas e estudantes.

PLAZA SAN DIEGO e ESCOLA DE BELAS ARTES
Na escola de Belas estava ocorrendo a feira de produtos artesanais que acontece todo ano de 01/01 à 15/01.


PLAZA DE SANTA TERESA
Exatamente em frente do hotel Charleston se encontra à Plaza de Santa Teresa, as noites são animadas com os músicos do restaurante do hotel. Está localizado em frente ao Museu Naval ao lado do Festival de Cinema de Caratgena, O local abriga um número grande de artistas, ali próximo também está o badalado Baluarte Tasca Bar.

PLAZA DE SANTA TERESA

O Restaurante Baluarte Tasca Bar é também muito utilizado para a realização de festas privadas.

PARQUE APOLO
O Apollo parque foi construído em 1994 pelo Museu de Cabrero em homenagem ao centenário da morte do presidente Rafael Nuñez. Localizado perto da casa de Rafael Nuñez e Ermita del Cabrero, atravesse o parque em 9 bustos em bronze sobre um pedestal de mármore de pessoas citadas: Domingo Biohó, Cacique Carex, Pedro Zapata de Mendoza, Estava Sebastião, Juan José Nieto, Vicente C. Piñeres, Miguel A. Caro, José María Campo, Rafael Eduardo Nuñez e Lemaître.


TEATRO ADOLFO MEJÍA.
Este teatro foi construído sobre às ruínas da antiga Igreja d'la Merced, em 1625. Em 1933, foi rebatizado Teatro Heredia, para comemorar seiscentos anos da cidade e o período mais importante do teatro. Em 1970, o teatro foi restaurado.

Horário: Segunda a Sexta: 8:00-12:00 e 14:00 - 18:00h.

TEATRO HEREDIA

O teatro é palco do renomado Festival Internacional de Música de Cartagena, todos os anos.

TORRE DEL RELOJ.
Ele foi originalmente chamado Boca del Puente, construída como a entrada principal da cidade murada. Os arcos laterais foram usados como uma capela e deposito de armas. Quando conclui o gabinete Calamari por volta de 1631, adquirido Cartagena, a porta principal. Era a única entrada para a cidade propriamente dita.
TORRE DEL RELOJ
CASA MUSEO RAFAEL NÚÑEZ.
Nesta casa viveu Rafael Núñez poeta colombiano e presidente quatro vezes. É uma mostra da arquitetura criolla e de estilo antiliano em madeira do século XIX, que hoje tem às suas portas abertas ao público como um museu onde estão expostos objetos pessoais e obras de sua autoria.

Horário de visitas:
De terça a sexta-feira: 9:00 a.m. a 5:00 p.m.
Sábado e Domingo: 10:00 a.m. a 4:00 p.m.
Fechado às segundas-feiras.
Entrada livre.

MUSEU DE ARTE MODERNA.
Ele está localizado em frente à Plaza de San Pedro Claver. Possue uma coleção de arte moderna Latino-americano, com destaque para as obras dos mestres Alejandro Obregón e Enrique Grau, e por sua vez, apresenta exposições temporárias de arte nacional e internacional.


MUSEU NAVAL DO CARIBE.
Está localizado atrás da igreja San Pedro Claver, fundada em 1992 em comemoração ao 50º aniversário do descobrimento. O arquitetura do museu é de estilo colonial, era uma antiga universidade Jesuíta. Neste museu você pode encontrar diferentes objetos que mostram a história naval da Colômbia e das fortificações que foram destruídas nas batalhas em defesa do local . A fundação do Museum Naval del Caribe é uma organização privada sem fins lucrativos dedicada a promover e preservar a cultura e história naval e marítimo de Cartagena, na Colômbia e no Caribe. Está localizado no Centro Histórico, Calle San Juan de Dios No 3-62-Plaza Santa Teresa.

Aberto diariamente das 10:00 a 17:00.
web: www.museonavaldelcaribe.com


MUSEU DAS FORTIFICAÇÕES
O Museu das Fortificações é um local que resume séculos de história, a construção das muralhas foi um marco para a defesa da cidade, aberto para o publico em 2002.

Segunda a Domingo 08h00 - 17:00.

ISLA DE TIERRA BOMBA - CASTILLO DE SAN FERNANDO DE BOCACHICA
Está situado próximo ao canal de Bocachica, foi construído quando se habilitou a entrada de embarcações, o castelo esta equipado com capela, hospital, armazém de pólvora, câmara do oficial de artilheria, dispensa, cozinha e alojamento dos oficiais.
CASTILLO DE SAN FERNANDO DE BOCACHICA
O lugarejo de Bocachica é muito humilde, parece meio abandonado, caso você queira visitar o local, minha sugestão é, contrate um passeio de ida e volta ao Castelo, pois você vai perder um tempo no porto de Cartagena e de Bocachica esperando a embarcação coletiva tanto na ida quanto na volta.
ENTRADA DO PORTO
Coloquei alguns mapas com pontos básicos para quatro dias de visitação em Cartagena. 
Não deixe de visitar uma das cafeterias Juan Valdez espalhadas por Cartagena.

1° dia  de visitação


Este Trajeto para ser melhor aproveitado deve ser feito de ônibus turístico, vale a pena, comprando este passeio você ganha uma caminhada com um guia local que apresenta os principais pontos de visitação da cidade murada de Cartagena.





Existem algumas modalidades de passeio por Cartagena, mas a mais conhecido é o Sightseeing Hop-on Hop-off Bus Tour.

2° dia de visitação




3° dia de visitação




4° dia de visitação





MUSEO Y CULTURA
cartagena turismo
http://www.colombia.travel/po/index.php
http://www.colombia.travel/po/turista-internacional/informacao-pratica/a-viagem-informacao-e-conselhos/antes-de-vir
city tour
mapa interativo
Cafe Juan Valdez
Festival de Musica de Cartagena


Algumas informações sobre o transporte público em Cartagena.

Táxis: carecem de taxímetros, suas tarifas não são oficialmente regulamentadas; No entanto, antes de entrar no táxi e indicar seu destino é aconselhável verificar o preço da viagem.

Táxis coletivos: tem rotas para várias partes da cidade e partem dos principais corredores rodoviários, com taxas fixas por passageiro, como o nome já diz você vai dividi-lo com muitas pessoas.

Ônibus, micro-ônibus e vans: intercomunicam toda a cidade através do centro e bairros da cidade histórica. Eles são mais baratos, mas tenha cuidado.

ônibus cartagena

Trocar dinheiro na Colômbia. (referencia 01/2015)
CONVERSÃO DE MOEDA NA COLÔMBIA
Dicas:
Tenha alguns dólares, ele é aceito na maioria dos lugares.
De preferencia para fazer saques na moeda local, a diferença e grande.
Verifique com seu banco, quantos saques você pode fazer pagando o minimo.
Comprar usando o cartão de credito é de longe a melhor opção.

Conexão de tomada

CONEXÃO DE TOMADA NA COLÔMBIA

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *