Nossa viagem começou no dia anterior, queríamos evitar contratempos, assim decidimos ir de carro e ficar hospedados no hotel do aeroporto Galeão.
A viagem de casa para o aeroporto foi bem tranquila. Gastamos aproximadamente 2h. Assim que chegamos aproveitamos para fazermos o check in do voo, gastamos uns 40 minutos para realiza-lo, pois tivemos alguns contratempos. Aproveitamos para fazer um lanche e depois seguimos para o hotel.
Fizemos o check in do hotel, pegamos a senha do wifi, vimos a hora de início do café (05:15 a.m) e do traslado de van do terminal 1 para o 2 (5 em 5 min), medimos também quanto tempo levaríamos a pé no percurso entre os terminais, 15 minutos.
19/04/2019
Acordamos as 04:30 a.m, tomamos banho e fomos para o café, que para nossa surpresa já estava aberto.
As 05:35 a.m. estávamos posicionados próximos a van que iria fazer nosso traslado do terminal 1 para o 2, o traslado durou 5 min.
Quando fomos despachar as malas o aparelho que verifica o código barras, não conseguia verificar as nossas, nada que paciência e umas 10 tentativas não resolvessem.
Quando embarcamos verificamos que nosso assento era próximo a janela e não reclinava!!!
As empresas aéreas cobram por espaço mais, mas não dão desconto em espaço menor. A viagem foi péssima.
|
Aeroporto Galeão - Rio de Janeiro.
|
Foi um alivio sair daquela cadeira e esticar as pernas.
As 09:30 a.m chegamos em Foz do Iguaçu, pegamos as malas e fomos procurar a agencia que faria nosso traslado até o hotel.
|
Aeroporto Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu, PR |
Rapidamente chegamos ao hotel, nosso check in era as 14 p.m., mas liberaram para que entrássemos antecipado!! Subimos deixamos as malas e fomos passear. Nossa primeira parada foi o Templo Budista Chen Tien, pedimos um Uber, pagamos R$16,00 pelo trajeto do hotel até templo.
|
Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu, PR |
O Templo Budista foi construído em 1996, tem entrada gratuita, a visitação acontece de Terça à Domingo, das 9h30 às 16h30.
A maior estátua do templo é a de Buda com 7 metros de altura.
King Dhatarastra - representa o equilíbrio. Ele traz um instrumento musical na mão.
King Virudhaka - carrega uma espada afiada que ele usa para cortar a ignorância.
|
Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu, PR |
O Buda Sakhyamuni é conhecido como o Buda Histórico, que viveu cerca de 500 anos antes de Cristo. Ele pertencia à tribo Sakhya. Muni significa sábio. Sakyamuni é então o Sábio do povo Sakhya, filho do rei Shuddhodana Gautama e da rainha Maya. Seu nome era Siddhartha Gautama. Ao atingir a idade adulta, ele abandonou o reino e partiu em uma jornada em busca de respostas sobre a vida, principalmente a causa do sofrimento e a verdade sobre o Universo. Depois de anos de meditação e silêncio sob uma árvore chamada Boddhi, ele conheceu a iluminação. Sua mensagem sobre a iluminação se espalhou por toda a Índia e da Índia para a China, Japão, Coréia, Tailândia, Sri Lanka, Birmânia (Myanmar) e o mundo. No Budismo Mahayana, ele é considerado o último Buda até que Milà Pusa ou o Buda Maitreya retornem. No templo, ele é representado por uma estátua do Buda Reclinado.
|
Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu, PR O Buda Sakhyamuni |
Não se pode fotografar no interior do templo.
Dois arahats guardam a entrada do salão do templo, aberto à visitação
O edifício principal do templo Chen Tien abriga estátuas ou imagens dos 18 Arahats ou "os 18 dignos". Eles são seres de alta estatura espiritual que estão muito perto de alcançar o objetivo final da evolução humana e estão próximos dos primeiros estágios do Nirvana. Seu número no Budismo Mahayana é 18. Uma das obrigações dos Arahats é a defesa do Dharma, ensinamentos budistas, até a chegada do Buda Maitreya. Os Arahats estão por trás dos Bodhisattvas na jornada para a iluminação.
|
Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu, PR |
Na Praça do Buda, existem 108 Amitabhas. O número 108 é muito importante. Este é o número de peças de um japamala hindu ou budista (rosário) e é também o número de vezes que o mantra deve ser cantado ou recitado. Em diferentes escolas budistas e esotéricas não-budistas, há menções de 108 sentimentos, 108 tentações, 108 oportunidades na vida para aqueles que buscam a iluminação. A sugestão é que você passe pelos Budas no Pátio com plena consciência do que está fazendo. Se possível, pensando ou recitando o mantra 108 vezes (o número de estátuas no pátio pode não ser sempre 108 devido à manutenção e configuração).
|
Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu, PR |
Manjushri é o Bodhisattva que representa sabedoria, consciência, perspicaz, inteligência e prajñā - a sabedoria transcendental e realização de todos os Budas e seres iluminados. As imagens que representam Manjushri sempre o mostram jovem. Manjushri tem a aparência de um jovem de 16 anos que sugere que a mente iluminada sempre terá a frescura da juventude. O leão azul sobre o qual ele se senta representa força. Ele também pode levar uma espada com uma joia representando sabedoria.
|
Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu, PR - Boddhissatva Manjushri |
No caminho de volta para o hotel passamos em frente a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe que estava em fase final de construção, o que ouvimos foi que sua construção foi para dar enfase ao catolicismo já que a cidade tem um templo budista e uma mesquita.
|
Catedral Nossa Senhora de Guadalupe - Foz do Iguaçu, PR. |
Retornamos para o hotel para tomar um banho e nos preparar, pois as 16 p.m iríamos conhecer o Duty Free Puerto Iguazú.
Fica situado entre a aduana Brasil x Argentina e o Centro de Fronteiras. Se quiser passar para o lado argentino você tem passar pelo guichê. Para o Duty Free não é necessário esse procedimento, ele está na zona livre.
Como nosso passeio havia sido agendado por uma agencia, nosso tempo foi contado.
|
Duty Free Puerto Iguazú |
Acabamos saindo um pouco antes do duty free, ficamos com medo de perder a hora já que as filas para pagamento das compras estavam enormes.