Nós escolhemos Aix como cidade base durante esses 6 dias para evitar trocar de hotel o tempo todo, pois eu acho muito desgastante. Alem disso Aix fica próxima a todas as localidades escolhidas por nós. Como estávamos de carro preferimos um hotel em um polo industrial pela facilidade de acesso as estradas.
Fonte da Rotunda |
Hoje é dia de conhecermos o centro histórico de nossa cidade-base: Aix en Provence.
Estacionamos o carro em um estacionamento privativo no centro. Um pouco caro, mas não tínhamos que nos preocupar com parquímetro.
Estacionamos o carro em um estacionamento privativo no centro. Um pouco caro, mas não tínhamos que nos preocupar com parquímetro.
Fonte da Rotunda |
Cours Mirabeau. |
Esta rua, foi construída no século 17 com várias mansões da época e é um verdadeiro túnel verde de plátanos. Uma dica clássica que vi em vários blogs é o café Les Deux Garçons, conhecido por ter sido frequentado por personalidades como Edith Piaf, Pablo Picasso e Jean-Paul Sartre. O café, aberto em 1792, fica no número 53 da Cours Mirabeau.
Café Les Deux Garçons |
Entrando na rua 4 de setembro há o prédio do Thetre du jeu paume, um teatro a italiana, do sec. XVIII. Retornando a Cours Mirabeau pegamos a Rue Thiers até a Place de Verduri, onde está localizado a Palacio de Justiça. Caminhado até Place des Prêcheurs, está a Église de Madeleine. Essa praça tem também uns restaurantes. Paramos para um almoço rápido.
Hôtel de Vill |
Seguimos em direção ao Hôtel de Ville (prefeitura), um prédio bonito com uma famosa “torre do relógio”. A Place de Hôtel de Ville é uma praça super agradável rodeada por cafés, com mesas do lado de fora e barracas de flores. Mais à frente tem a Ancien Archevêche (Antiga Arquidiocese), que hoje abriga o Musée des Tapisseries (Museu da Tapeçaria), e a Cathédrale Saint Saveur, com construções do seculo V ao XVII.
Cathédrale Saint Saveur |
Daí fomos em direção ao Pavilion de Vendome, é uma pequena caminhada mas vale a pena. O lugar é uma graça! Tem belos jardins e um lindo pequeno palácio. Para visitar o interior do palácio cobra-se um ingresso e não pode tirar fotos.
Pavilion de Vendome |
Daí retornamos passeando pelas pequenas ruelas em direção a Cours Mirabeau.
Fiquei com vontade de fazer “nos passos de Cézanne”. Reparem que nas ruas há uma marcação com C, nos locais que Cezanne passou.
Fiquei com vontade de fazer “nos passos de Cézanne”. Reparem que nas ruas há uma marcação com C, nos locais que Cezanne passou.
nos passos de Cézanne |
No escritório de turismo de Aix é possivel pedir este mapa, que mostra os lugares representativos na vida de Cézanne em Aix, como seu atelier, que fica no nº 9 da Avenue Paul Cézanne e é mantido como na época em que ele morreu. Mas era 2ª feira e não deu. Fica para a próxima.