quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Lac de Sainte-Croix, Moustiers-Sainte-Marie, Gorges Du Verdon e L'Occitane. Roteiro

Rota da Lavanda, Gorges du Verdon.

Hoje é dia de acordar cedo para conhecer os sonhados campos de lavanda e Gorges du Verdon.

Campo de Lavanda
Iniciamos o passeio em direção a fabrica da L'Occitane em Monasque. Conhecemos alguns lugares da fábrica, como o museu, algumas instalações e a loja. Há um tour pelo interior da fabrica, mas tem que ser com hora marcada pelo site.


L'Occitanne
Após essa pequena parada seguimos para plateau de Valensole, para enfim, conhecer os campos de lavanda, lindos, Imensos, com suas abelhas....ao lado de alguns campos de girassóis.....




È fantástico ver o roxo e o amarelo lado a lado. E o mel de lavanda?! Delicia!!!! E fomos parando... e fotografando vários deles!


plateau de Valensole
seguimos em direção a Gordes du Verdon, considerado o maior canyon da Europa, é um desfiladeiro que se ergue majestoso as margens do rio Verdon. Dirigimos até 1.030m de altitude,


parando de vez em quando para ver a beleza de suas matas, cachoeiras e trilhas.

trilhas do canyon
É um lugar muito preservado e lindíssimo. O lago lá em baixo tem um verde maravilhoso, e o lindo de sol estava ajudando ainda mais, que paisagem deslumbrante!! Mas mesmo no verão é um pouco frio (para nós), com um vento..., que em alguns lugares parecia que iria nos carregar...

lago Sainte-Croix
Retornamos, descemos em direção ao lago Sainte-Croix. Fizemos um piquenique na beira do lago. Há opções de passeio de caiaque e pedalinho nas gélidas águas do lago.


lago Sainte-Croix
A tarde fomos para Moustiers Sainte Marie. A porta de entrada para Gorges du Verdon. Um pequenino vilarejo nos alpes franceses,

Moustiers Sainte Marie
encrustado na montanha com quedas d'água e lindas vistas do lago de Saint Croix. Um ambiente muito agradavel e acolhedor. No centro há um centro de turismo, onde você consegue um pequeno mapa do local.
Moustiers Sainte Marie
Segundo a história, há traços de ocupação humana no local desde a era do bronze, há 30.000 anos !! Mas é no século V que realmente começou a ocupação da atual aldeia: os monges de Lérins residiam em cavernas no local e fundaram um mosteiro, no século VI. Esta presença eclesiástica foi originalmente chamada de Moustiers Sainte-Marie (Monasterio na Idade Média).

Moustiers Sainte Marie - ponte sobre o rio
Durante o seculo décimo segundo e décimo terceiro foram construídas as fortificações e casas. No século XIV, a vila sofre um esvaziamento demográfico. Com o desenvolvimento no século XVI, impulsionada pelas indústrias hidrelétricas (curtumes, fábricas de papel, etc), a vila recupera a sua força. Mas no início do século XVII, a vila é novamente privada de grande parte da sua população. Mas até hoje a vila esta lá!! E vale a pena subir a imensa e difícil escadaria de pedra para conhecer a antiga capela(Capela de Notre Dame de Beauvoir- sec XII ) e as invejáveis vistas de Gorges Du Verdon e da vila. Depois percorrer as ruelas antigas, a pequena feira local, o antigo aqueduto, as fontes.  Naquele ambiente agradável escolhemos um pequeno restaurante para um gostoso jantar.

ruelas de Moustiers Sainte Marie
Pelo horário de verão apos o jantar demos mais umas voltas e depois retornamos para Aix passando pelos vilarejos de Riez, Vignon sur Verdon, Greoux les Bains e várias outras cidadezinhas. É um passeio imperdível , com certeza vai ficar na minha lembrança com um dos mais bonitos e agradáveis da viagem.

Château d'Allemagne en Provence


Greoux les Bains


L'Occitane.


Visita à Fábrica

De 2a a 6a feira – Visita guiada gratuita
Reservas:
Departamento de Informações Turísticas de Manosque    04 92 72 16 00
Departamento de Informações Turísticas de Gréoux-les-Bains   04 92 78 01 08
Museu
De 2a a sábado, 10h às 19h – Entrada franca

GRUPOS (10 pessoas ou mais)
Visita à fábrica e ao museu, favor ligar para 04 92 70 32 08

A Loja
Aberta de 2ª a sábado, das 10h às 19h
Preços com desconto especial para visitantes.

Como chegar
Pela estrada A51
Zona Industrial Saint Maurice - 04100 Manosque, França
50 km ao norte de Aix-en-Provence





Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *