Bologna.
12° dia - de Florença para Bologna.
Chegamos na estação as 10:50h, o horário do nosso trem estava marcado para 11:30h com duração de aproximadamente 37min, todos os trens que pegamos até agora saíram pontualmente. Como nosso bilhete era o e-ticket não foi necessário validar.
Entramos no trem e fomos procurar nossos lugares, os assentos eram numa cabine, com largas poltronas, o espaço entre elas era confortável, sem mencionar o quanto elas reclinavam e com local para a guardar as malas dentro dela. Valeu a pena a compra do bilhete de 1° classe.
Trem de Florença para Bolonha - Trenitalia. |
Chegando na estação de trem em Bologna caminhamos em direção ao ponto de ônibus, chegando ao local perguntamos a um motorista que nos atendeu prontamente e nos informou que nos fins de semana o ônibus que estávamos procurando faria outro itinerário, e que seria melhor pegar um táxi ou caminhar, como nossa 2° opção era caminhar, fomos a pé para o hotel.
Em principio a dificuldade inicial foi caminhar com as malas até o hotel aproximadamente 1,7 km, no caminho observamos que as ruas estavam desertas.
Quando chegamos próximos do hotel vimos que ele estava fechado para obras e com tapumes em volta, fiquei um pouco desesperada. Após algumas voltas em torno do hotel visualizei uma folha pregada em uma porta com nossos nomes e indicando o nome e endereço do hotel que fomos relocados, Hotel Novecento.
O hotel era há alguns metros,de boa qualidade, muito elegante e confortável, da mesma rede porém moderno (eu tinha escolhido um prédio antigo, tipo um castelo), o quarto tinha banheira. Depois do check in fomos conhecer a cidade.
Fonte de Netuno |
A Fonte de Netuno tem uma bela estátua construída entre 1563 e 1567 pelo escultor flamengo Jean de Boulogne, conhecido na cidade como "Giambologna". A torre abaixo é uma antiga torre inclinada da idade média.
Piazza di Porta Ravegnana -Two Towers |
Torre Degli Asinelli |
Piazza di Porta Ravegnana originalmente conhecido como Porta Ravennate é o lugar onde "le due Torri", as duas torres, símbolos de Bolonha e a estátua de San Petronio, o santo padroeiro da cidade, podem ser encontrados.
Piazza di Porta Ravegnana -Two Towers e estátua de San Petronio |
O nome deste lugar é provavelmente devido à presença, nos tempos antigos, de uma "Porta", a grande porta que fazia parte das antigas muralhas da cidade.
Via S. Vitale - Piazza di Porta Ravegnana |
Piazza della Mercanzia |
Caminhamos bastante na região da Piazza di Porta Ravegnana e Della Mercanzia.
Da Via Rizzole pegamos a via Zamboni em direção a Università degli studi di Bologna gastamos aproximadamente 10 minutos pela ruela, a maioria dos Pub's estão nessa região.
Bolonha tem uma das primeiras universidades do mundo, datada de 1088, com várias faculdades, como direito, teologia, filosofia e várias ciências humanas. Está em funcionamento até hoje em seus vários antigos prédios da idade média.
Mural da universidade com vários avisos, anúncios e um monte de coisas....
Università degli studi di Bologna |
Retornando para o hotel passamos pelo Palazzo Gotti comprado em 1780 pelo notário Pio Gotti. Foi completamente transformado por Angelo Venturoli (1791), a quem devemos a fachada, o átrio e a escadaria monumental, decorado por terracota esculturas de Bonaventura Furlani,
Palazzo Gotti - Via Zamboti 34. |
Depois passamos pelo Pallazo Re Enzo, construído entre 1244 e 1246, apenas três anos mais tarde tornou-se a residência do prisioneiro Rei da Batalha de Fossalta, onde o Palácio tem o nome: Rei Enzo da Sardenha, filho de Frederick II.
Piazza Re Enzo em frente ao Pallazo Re Enzo. |
A cidade é bem pequena, pelo menos a parte histórica, com poucos monumentos, rapidamente percorremos a maioria dos locais históricos. Então partimos para algumas compras. Fomos expulsos de algumas lojas pois o comércio fecha cedo nos fins de semana, sendo que várias lojas não abrem domingo.
Não visitamos os museus que tínhamos planejado, estavam fechados.
Voltamos a o hotel para um banho e repor as energias.
Ligando para casa. |
Como a noite estava muito bonita, resolvemos dar mais uma volta e telefonar para casa.
13° dia -
Acordamos bem tarde, tomamos café e saímos para dar mais uma volta na cidade. Excelente café da manha no hotel!
Começamos o dia pela Piazza Maggiore em direção a Fonte de Netuno.
Fonte de Netuno |
Torre Prendiparte |
No seculo XVI a praça era conhecida como Communis cúria ou platea Communis.
O rei da Itália, Vittorio Emanuele II, batizou a praça em 1945, pela importância do local na expulsão do exercito austríaco no ano anterior.
Piazza Maggiore |
0 comentários:
Postar um comentário