quarta-feira, 11 de junho de 2014

Como se locomover no Rio de Janeiro sem gastar muito

Não é possível comparar o sistema de transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro com o das grandes capitais europeias, mas conhecendo seu funcionamento é possível chegar tranquilamente à maioria dos destinos, e isso inclui os turísticos, claro. Esse post apresenta uma lista de alternativas e descrições das mesmas que podem ser bastante úteis aos que querem conhecer a cidade maravilhosa sem gastar muito.

METRO


O Rio de Janeiro tem somente duas linhas de metro, uma ligando a Zona Norte saindo da Pavuna ate Botafogo na Zona Sul e a outra saindo da Tijuca Zona Norte até Ipanema na Zona Sul. Este é o meio de transporte coletivo mais seguro e rápido para se locomover no Rio de Janeiro, mas nem sempre é o mais confortável. Durante os horários de pico (de segunda a sexta feira entre 06:00hs e 08:30hs sentido Zona Sul, principalmente saindo da Pavuna, 16:00hs até 19:00hs no sentido Zona Norte) ocorre o efeito sardinha em lata, introduzido no Brasil na década de 80 pela cidade de São Paulo, e que já é febre em todo o Brasil. 
Existem pontos do metro que facilitam a integração para outras áreas da cidade, como por exemplo o ônibus de integração até a Urca, na estação de Botafogo para os que desejam conhecer o Pão de Açúcar.



BRT  

O BRT vem da sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus, e são transportes articulados que trafegam em corredores exclusivos. Como resultado, oferecem uma alternativa de viagem bem mais rápida para os seus usuários.
O BRT Transoeste é o primeiro corredor expresso em operação no Rio de Janeiro, e em sua primeira fase já conta 56 km, conectando o terminal Alvorada a Santa Cruz e Campo Grande. Quando concluído, o Transoeste terá 63 km de extensão e 57 estações de BRT, além de 3 terminais. Sua operação já trouxe benefícios para milhões de usuários, com a redução do tempo de viagem quase pela metade entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca.





O mapa do BRT irá lhe ajudar na locomoção dentro do Rio de Janeiro e nas conexões com os outros meios de transporte. O sistema esta em fase inicial de implantação então podem ocorrer atrasos, para ajuda-lo estamos fornecendo outros tipos de transporte para você não ficar parado.




FRESCÃO

ônibus que chamamos de Frescão faz a ligação dos aeroportos da cidade do Rio de Janeiro com a Zona Sul e Barra da Tijuca, ajudando na redução do valor gasto com táxis, alem da segurança, você pode transportar suas malas sem problemas. 
Se você pretende viajar de ônibus ou de avião para o Rio de Janeiro, veja mais detalhes sobre o Frescão no link relacionado, vale a pena.

ÔNIBUS MUNICIPAL

O ônibus municipal conecta toda a cidade através de uma frota responsável por cruzar todos os bairros. Muitos deles têm no pára-brisa uma placa com os principais pontos do trajeto. Uma dica para os turistas é perguntar ao motorista se o ônibus passa pelo local de destino, e posteriormente pedir ao trocador que lhes avise o melhor ponto de parada. 
No site da Rio Ônibus você encontra todos os percursos disponíveis.  


Também existem  promessas futuras de transporte urbano, com previsões relativamente recentes de conclusão.







VLT 

Já foram iniciadas as obras do veículo leve sobre trilhos (VLT) que é uma espécie de bonde moderno, fará um importante papel no transporte da cidade. Tem previsão de início do funcionamento parcial em 2015 e total em 2016.

Bonde de Santa Tereza

O nostálgico bonde de Santa Tereza tem um trajeto fantástico e histórico.A estação do bonde fica no centro da cidade, nas proximidades do Largo da Carioca. A estação de bondes fica escondida, situada perto do prédio da Petrobras, na rua Lélio Gama, começando pelos Arcos da Lapa, ponto que mais encanta os visitantes, sem falar no charme do bairro de Santa Tereza, com seus bares e restaurantes que dão um ar diferenciado ao local, a vista privilegiada da cidade, seus museus e parques que compõem uma interessante fusão entre novo e antigo Rio.

Arquivo do blog