segunda-feira, 31 de julho de 2017

De Cusco para Ollantaytambo - Vale Sagrado.

Cusco para Ollantaytambo - Vale Sagrado.

Compramos o passeio de Cusco ao Vale Sagrado, porém descemos em Ollantaytambo para pernoitar.

As 08:20h um carro pequeno nos pegou no Hotel e nos levou ao micro-ônibus que fez o passeio. Estava 5ºC de temperatura.....

A primeira parada foi em um lugarejo com essa feirinha de artesanato, foi orientado a ir no banheiro pois as próximas paradas nem sempre tem banheiros disponíveis. Ficamos ali aproximadamente 30 min.
Cusco - Vale Sagrado - Feira de artesanato na estarda para as Ruínas de PISAQ
O passeio começou por Pisaq. No caminho o guia foi contando várias histórias incas e próximo as ruínas nos mostrou uma montanha cravada de buracos que foram sepulturas incas- montanha Condor. Chegando ao parque arqueológico de PISAQ descemos para as ruínas. Aqui a temperatura começou a subir e o calor a chegar....
Cusco - Vale Sagrado - Entrada para as Ruínas de PISAQ

Foi uma pequena vila Inca com algumas casas, terraços de cultivos e a montanha com as sepulturas. As pessoas eram mumificadas em posição fetal (conforme vimos no museu Inca em Cusco) e sepultadas em buraco escavados na montanha.. Atrás da montanha há indícios de cultos religiosos (não vimos)
Cusco - Vale Sagrado - Ruínas de PISAQ

Local onde colocados os restos mortais dos moradores.

A  terceira parada foi no mercado de Pisaq. Assistimos como eram feitos as peças de prata,  o Peru é o maior produtor de prata do mundo. Depois 30 min na feira de produtos artesanais, é grandinha, com uma variedade de produtos.
Cusco - Vale Sagrado - Feira de Artesanato de PISAQ

Após várias caminhadas nos dirigimos para o restaurante que iriamos almoçar. Nosso restaurante foi o Allambra, em Urubamba, um pequeno vilarejo,  tivemos 50min para almoçar. O lugar e o almoço foram deliciosos. Esse restaurante tem que ter reserva. Vale a pena!!!
Cusco - Vale Sagrado - Restaurante Allambra

Deu um tempinho de tirar fotos com os animais do local, são lhamas, alpacas e vicunha, todos mansos....
De Urubamba a Ollantaytambo foram 15 min de viagem. As 14:40h chegamos em Ollantaytambo.

Com o bilhete na mão fomos conhecer as ruínas.  (14:50). Haja folego e pernas para subir essas ruinas....

Cusco - Vale Sagrado - Face na pedra coroada de Ollantaytambo
As 16:10h terminou o tour guiado.

O ônibus deixou  as pessoas que iriam ficar em Ollantaytambo ou pegar o trem para Machu Pichu na pracinha. Nosso hotel era bem próximo,  fomos caminhando para o hotel Sol. Quando chegamos no hotel estava sem luz...............Fizemos o check in no escuro, deixamos as malas e fomos percorrer as ruelas de Ollantay. É um vilarejo muito pequeno, com várias casas aproveitando as antigas construções incas, algumas tem as portas originais!

Cusco - Vale Sagrado - Ruela de Ollantaytambo

Depois de muito caminhar fomos para a pracinha escolher um lugar para comer algo, pizza com chá.

Cusco - Vale Sagrado - Praça de Ollantaytambo

A noite o frio voltou.......Hora de voltar para o hotel.