sábado, 19 de agosto de 2017

Conservatória em 1 dia

Conservatória - Terra da Seresta

É um pequeno distrito de Valença famoso pela seresta que acontece em alguns finais de semana em suas ruelas .

Para quem vai a Conservatória passando por Barra do Pirai encontra no caminho Ipiabas, um pequeno distrito com aproximadamente 2500 habitantes, chegando nesse ponto se percebe a mudança no clima, Ipiabas esta à 750m de altitude. Mantenha-se na estrada e logo chegará a Conservatória.
O primeiro local histórico que você verá será o Túnel conhecido como Maria Nossar na rua das Flores, próxima a RJ 137. Sua construção se deu em 1880, para escoamento da produção de café. Tem 95m de extensão, sem revestimento, iluminado com lampiões antigos, possui uma fonte de água pura em seu interior.

Paramos o carro logo após passarmos o Túnel para tirar uma foto.

Túnel Maria Nossar
Mais a frente avistamos o trenzinho que faz o percurso turístico de conservatória próximo a  locomotiva 206.

Uma pausa para o self.

A primeira locomotiva de Conservatória, a de número 1, veio de Filadélfia, EUA, no ano de 1910, numa viagem de 30 dias de navio. Essa que está exposta é a de número 206, que já está aqui há 20 anos.

Locomotiva 206
Para quem gosta uma foto no mural.....

Nesta área começa a parte de artesanato, várias lojinhas bonitinhas.

Quem quiser fazer uma foto com roupas de época a loja Marco do tempo pode providenciar para você, não fizemos mas vimos um casal vestido a caráter se preparando para os cliques...muito legal.

Hoje a seresta no restaurante começou as 10:30h, era 13:00hs e havia uma pequena fila de espera.

Continuamos caminhando para procurar um local para o almoço.

Achei muito interessante esta reciclagem com pneus.

Paramos para almoçar em um restaurante que se apresentou bonito, uma decepção!!! Esperamos quase uma hora e quando chegou o frango parecia nadar em óleo. O valor foi alto para o serviço prestado, nem arriscamos pedir sobremesa.

Após o almoço continuamos nosso passeio pelas ruas de Conservatória observando a arquitetura dos casarões.

Paramos no Espaço Sonora para umas fotos.

O Espaço Sonora é dedicado ao Samba de raiz e ao teatro, possui um pequeno ambiente para drinques e petiscos, com clima descolado e animado.

Na praça próxima a Igreja matriz estava armado um palco para apresentações, era o Lona cultural.

Depois do almoço uma cocada, mas você vai se perder nas opções, Cocada branca, com açúcar queimado, de abacaxi, maracujá e etc...

Vale a pena experimentar.

À tarde demos uma parada para o café,  os quitutes estavam bem gostosos.

Após o café nos direcionamos para a cachoeira da índia, fiquei um pouco decepcionada, na parte superior da cascata onde havia uma mata hoje encontra-se um loteamento para casa populares.

Foi um dia gostoso nesse pequeno lugarejo.

Quem quiser conhecer um pouco mais da historia de Conservatória.

Saindo do Rio de Janeiro até Barra do Pirai são 125 Km, ate Ipiabas são mais 15Km e mais 15km ate Conservatória totalizando 155km e aproximadamente 02:50min em todo o trajeto.

Há uma linha de ônibus Rio- Conservatória, alguns dias da semana.

Há alguns Hotéis de luxo na região, alguns All inclusive.