segunda-feira, 20 de maio de 2019

Carcassonne em 3 dias 3° dia Château Comtal.

Dia 03/01/2019 - Carcassonne 4° dia de Viagem.
3° dia em Carcassonne - 4° dia na França. 
City Tour na Cidade Velha, Château Comtal e Cidade Nova a Noite.

dia 03/01 - Quinta feira. 

Por volta de 1pm chegamos no portal do Château de Comtal. Entramos na pequena fila para comprarmos o ingresso, ficamos nela aproximadamente 15 minutos.
Construída no século XII por Trencavel, Viscondes de Carcassonne. Foi modificado várias vezes ao longo dos séculos seguintes. No século 13 foi iniciado a construção do recinto para fortificá-lo. Este recinto é composto por uma cortina, torres redondas, guarita, uma barbacã (abertura feita em muralha, pela qual se observam os arredores da fortificação e se atiram setas contra invasores) e um fosso.
Château Comtal - Carcassonne
salão abobadado, a masmorra e uma torre de vigia mantiveram sua decoração medieval. A capela construída no século XII na extensão do palácio foi dedicada à Virgem Maria, foi destruída durante a Revolução francesa. Hoje, uma marcação no solo indica sua localização na plataforma norte no final do pátio. As duas casas principais estão organizadas em torno da masmorra.
Château Comtal - Carcassonne
O local abriga uma coleção arqueológica de Carcassonne e seus arredores. As obras de pedra expostas datam dos tempos antigos até o século XVII. Cada quarto é dedicado a um período.

É apresentado um bestiário medieval, esculturas românicas, um sarcófago merovíngio e cruzes.
Entre estas esculturas encontra-se a fonte da ablução (purificação por meio de lavagem) em mármore branco, que data da segunda metade do século XII e que vem da Abadia de Lagrasse ou Fontfroide, perto de Carcassonne, no maciço de Corbières. O exterior da taça está decorado com folhagens, uvas, flores e pássaros. A água fluía através das doze máscaras com cabeça humana ou leão. Os monges tinham que lavar o corpo ou uma parte dele, uma forma de higiene, antes das refeições
Château Comtal - Carcassonne
Entre esses trabalhos, o reclinado:É de um cavaleiro do final do século XIII. Ele é representado deitado, um animal a seus pés (parece um leão), a espada do lado esquerdo. Ele usa uma cota de malha com o brasão de armas.
Château Comtal - Carcassonne
As esculturas de Jesus, a dama de Carcas entre outras inúmeras peças expostas.
Château Comtal - Carcassonne
A maquete em madeira tem escala 1/100 é uma réplica das fortificações da cidade de Carcassonne. Foi feito por um artesão de Carcassonne, Louis Lacombe (1856-1933), apelidado de "Cigalet", que dedicou 40 anos de seu lazer à sua realização. O modelo foi classificado como monumento histórico em 4 de abril de 1961.
Château Comtal - Carcassonne
O pátio do meio-dia ficou parcialmente coberto do XIII ao XV século, com uma sala de piso cerimonial sustentada por pilares e rodeado de pedra no andar superior. A torre de vigia é uma das poucas torres quadradas da cidade, data do século XII. Ergue-se a 30 m do solo, o ponto mais alto do castelo permitindo a observação dos arredores.
Château Comtal - Carcassonne
Topografia e localização geográfica do castelo foi estratégica e muito importante. Sendo construído em um planalto cuja cúpula se eleva a 150 m dando uma visão de  domínio sobre o curso do rio Aude.
A vista é perfeitamente clara do vale, da planície e além, em direção aos Corbières e aos Pireneus. Permite observar o corredor de passagem limitado a norte pela Montagne Noire (Maciço Central) e os Corbières e os Pirinéus a sul. Ele também está localizado em uma rota que liga a Península Ibérica para o resto do continente europeu, pelos caminhos que levam à Catalunha. Sua localização privilegiada faz com que seja uma encruzilhada estratégica entre o mundo mediterrâneo e o Atlântico.

Château Comtal - Carcassonne
área construída para a defesa inicial do Chateau, compreendida entre a portão principal e a ponte sobre o fosso, seu objetivo é atrasar os invasores e dar tempo para que os defensores reúnam suas tropas para defender o castelo.
Château Comtal - Carcassonne
As galerias de madeira servem para a defesa, sendo dispostas em mísulas (ornato saliente) acima da vala para defender o fundo da escarpa ou a torre contra o trabalho de acesso dos assaltantes.
A função principal dos defensores é jogar bolas de pedra e disparar flechas.
Château Comtal - Carcassonne
Após a passagem pelas galerias de madeira e suas mísulas, vimos o pátio principal e as torres.
As torres são distinguidas por sua forma e sua construção. Elas são planas nas costas e semicirculares do lado de fora. Suas sólidas fundações as tornam inabaláveis. Eles têm dois andares de defesas.
Château Comtal - Carcassonne
Do castelo pode se ver a Igreja Saint Gimer, fora da cidadela. Construída no século XIX, de 1854 a 1859, por Viollet-Le-Duc, estilo gótica, a igreja deve seu nome a Saint Gimer, bispo de Carcassonne de 902 a 931. Ele é conhecido por sua caridade para com os pobres.
Château Comtal - Carcassonne - Église Saint-Gimer e Porte de l'Aude
Continuamos nosso passeio sobre a muralha, passamos pela torre de vigia.
Château Comtal - Carcassonne
Da torre de vigia seguimos para a torre quadrada do bispo ou "La tour carrée de l'évêque'. Tiramos várias fotos no caminho. O dia estava com um sol maravilhoso. Lindo dia frio de inverno!!
Château Comtal - Carcassonne
Desse ponto tem uma visão do quão grande é o Chateau de Comtal e da fortificação que o cerca. Dali se vê também os contrafortes planos, que sustentam toda a estrutura e, que são coroados com torres de vigia projetadas para a defesa do portão de Aude.
Château Comtal - Carcassonne
A vista da Basílica Saint-Nazaire é muito bonita, principalmente com esse sol iluminando-a.
Carcassonne - Basílica Saint-Nazaire e muralha
Chegamos ao fim do passeio deste lado da muralha. Vamos procurar algo para comer e depois continuar nosso passeio pelo outro da muralha.
Château Comtal - Carcassonne
Assim que saímos da muralha fomos em direção a Place du Grand Puits. Em nosso passeio pela manhã vimos alguns restaurantes legais, e por coincidência acabamos almoçando no restaurante com o mesmo nome da praça Le Grand Puits. Eu comi peru com batata rústica e salada. O Edson, como sempre , carbonara, ele já é um especialista em carbonara.
Carcassonne restaurante  Le Grand Puits
Depois do almoço eu fui fazer uma siesta, pois já eram 16:00. Edson foi terminar o passeio pelo château,  ficou faltando a muralha galo-romana Norte e a Torre Trésau.
Château Comtal - Carcassonne
Ele levou aproximadamente 40 min para percorrer a outra parte da muralha. Quando retornou para o hotel começamos a nos preparar para darmos uma volta na cidade nova. Queríamos conhecer um pouco mais da noite de Carcassonne.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog