segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Mergulhos Tugboat Beach e Waterfort, Curaçao,Antilhas Holandesas 4° dia.

Dia 10/07/2018 - Curaçao, Antilhas Holandesas 4° dia.
Mergulho no Porto de Waterfort e na Praia de Tugboat Beach.


dia - 10/07 - Terça Feira.

Hoje ficamos divididos, eu fiquei na cama até mais tarde e depois fui no centrinho para fazer compras. O Edson foi fazer mergulho profundo com cilindro. Quando ele voltou do mergulho fomos conhecer as praias do sul.
Começaremos o dia pelo mergulho.

Vai Edson.... descreva o mergulho....

O primeiro mergulho foi no porto de Waterfort em  Pietermaai, marcado para inicio ás 09:30 pm com o Juan da Divers of the Caribbean.
Mergulho no Porto de Waterfort em Pietermaai 
Para mergulhar ou caminhar na maioria das praias de Curaçao é necessário um sapato de mergulho ou tênis de borracha, pois a maioria das praias são de pedra. Depois de organizado todo o material, hora de cair na água.
Mergulho no Porto de Waterfort em Pietermaai 
Fizemos uma caminhada até a melhor parte da praia e aí entramos na água, menos pedra e mais raso. Começamos descendo lentamente até a borda do porto e verificamos em qual direção estava a corrente marinha. 
Iniciamos o mergulho contra a corrente. Assim que chegamos na borda viramos a esquerda.
Mergulho no Porto de Waterfort em Pietermaai 
Minha primeira visão foi esse enorme cardume, dançando de um lado para o outro e logo em seguida um Anjo francês (french angelfish).
Mergulho no Porto de Waterfort em Pietermaai - french angelfish
Mais a frente encontramos outro cardume dançando conforme a maré, a visibilidade não estava muito boa, mas mesmo assim dava para ver longe. Chegamos no máximo uns 15 metros de profundidade, como estávamos perto do porto a profundidade era muito maior quando eu olhava a encosta, parecia uma descida sem fim, o mergulho durou cerca de 50 minutos.
Mergulho no Porto de Waterfort em Pietermaai 
Assim que terminamos o primeiro mergulho, arrumamos o material colocamos no carro e partimos para o segundo, na praia de Tugboat.  Foram 25 minutos de carro até o local.

Mergulho na Praia de Tugboat Beach 
Chegando na praia, tiramos o material do carro e começamos a preparar o equipamento para o segundo mergulho. O mesmo esquema, procurar um local com pouca pedra para iniciar a descida na praia.
Mergulho na Praia de Tugboat Beach 
Assim que começamos o mergulho encontramos umas lulas, pelo que consegui ver estavam em grupo de 4. Mais a frente avistamos um lindo peixe azul e um pequeno cardume de peixes esperando para serem alimentados, foi só tirar uns biscoitos do bolso e nossa a volta ficou repleta de listrados (blue striped fish) e sargentinhos (sergeant major fish).
Mergulho na Praia de Tugboat Beach 
Para eternizar este momento, não poderia faltar uma foto minha curtindo  o mergulho nas águas do Caribe.
Mergulho na Praia de Tugboat Beach 
Não podia faltar brincar com o coral, chegar próximo dele e, vê-lo recolher seus tentáculos, uma maravilha da natureza.
Mergulho na Praia de Tugboat Beach - coral
Um baiacu enorme escondido embaixo de uma placa de ferro. Continuando o mergulho... de repente.... eu me deparo com Linguado Pavão (Peacock Flounder). Fiquei fascinado como ele parecia ser a pedra. Incrível !!
Mergulho na Praia de Tugboat Beach - baiacu e Peacock Flounder
Esse escorpião manchado (spotted scorpionfish) parecia se misturar na areia. Se não fosse pela coloração diferenciada no rabo, ele poderia passar despercebido, um peixe porco ou trigger fish nadou em minha frente como se eu não estivesse ali, magnífico, quando respeitamos a natureza ela não se importa em aparecer.
Mergulho na Praia de Tugboat Beach  - spotted scorpionfish e trigger fish
O mergulho durou cerca de 55 minutos e chegamos no máximo a uns 15 metros  de profundidade, alem do passeio normal demos uma volta em um barco que foi afundado para servir de  refugio. Hora de terminar o mergulho, voltamos para a base, lavamos os equipamentos e depois retornei ao hotel. 

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog