quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Fotos do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia del Perú.

O Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru é o primeiro museu do Peru, e foi o único museu do país nos primeiros cem anos da República.

Ele abriga cerca de 300 mil peças que compõem o legado do passado pré-hispânico, colonial e republicano do País.

O Museu possui uma arquitetura que combina elementos dos períodos Colonial e Republicano.

Horários:
De segunda a sábado: 8h45 a.m. às 5h00 p.m. (última hora de entrada e venda de ingressos às 4:00 da tarde)
Domingos e feriados: 8h45 a. m. às 4:00 p.m. (última hora de entrada e venda de ingressos às 3:30 da tarde)

Preço do ingresso: Adultos: 10,00 soles
Visita guiada: Em espanhol, inglês, francês, italiano e português: 20.00 soles

O museu é dividido em 4 alas: salas itinerantes, permanentes, temporários e internacionais

Salas permanentes:  Origens, Formativo, Chavin, Pukara, Paracas, Nasca, Desenvolvimentos regionais, Metalurgia, Estados regionais, Huari, Chancay, Chimú / Lambayeque, Tawantinsuyu, Amazonica, Conquista e Colônia, Borbónica, século XVIII, Independência, República e Quinta de Pezuela.

Sala Chavín
O período Chavín é compreendido entre 1200 e 200 aC. Sua existência foi graças a integração das regiões com base em uma ideologia religiosa. O nome dado está relacionado ao centro religioso mais importante que foi Chavín de Huántar. O local tornou-se um grande centro de peregrinação.

Uma das peças mais icõnicas dentro da cultura de Chavín é a Estela de Raimondi (400 BC-200 aC): uma laje de granito em que foi esculpida a imagem de uma das principais deidades do templo Chavín de Huántar. É representada a figura de um personagem que carrega duas pistolas com desenhos de serpentes e fauces felinas estilizadas.
Sala Chavín

Sala Chavín
Sala Chavín
Sala Chavín

Sala Paracas  e Pukara
A sociedade Paracas foi desenvolvida no período entre 800 a. C. e 200 d. C. Representa uma das culturas formativas mais importantes da costa sul dos Andes centrais, e se destaca pela qualidade e beleza dos seus têxteis.
Região de Paracas
Cavernas onde eram deixadas as múmias 
Tumba de Paracas
simbologia da mumificação 
Tecnologia Têxtil

Tecnologia Têxtil

Pukara
É uma cultura que se desenvolveu em torno do Lago Titicaca, no Altiplano peruano-boliviano, entre 500 e 380 dC, uma cultura cujo centro era um templo piramidal. Suas principais representações são o Deus dos Báculos e os animais relacionados ao culto da água.


A foto do quadro representa o período em que cada civilização habitou o Peru.
Cronologia das nações que povoaram o Peru.

Local para contemplação com filmes e registros.

Deformações Cranianas como forma de poder e sabedoria.
Quem viu o filme caveira de cristal tem uma ideia.
Deformações Cranianas

Deformações Cranianas

Deformações Cranianas

Deformações Cranianas
A pintura corporal era muito utilizada para fins festivos e também como símbolo de integração, demonstrando à sociedade a história do individuo que a portou.
Tatuagem 

Civilização Wari ou Huari
O Horizonte Médio, entre 600 e 1000 d. C., representa um estágio fundamental para a história do Antigo Peru. Foi na região de Ayacucho onde ocorreu o primeiro fenômeno imperial.
Podemos observar a fusão de elementos ideológicos do Altiplano (Tiwanaku) juntamente com a cultura local (Huarpa) e as influências da cultura Nasca.
Império Wari

Civilização Wari ou Huari

Chimú - Lambayeque e Chancay
Chancay - A cultura, desenvolvida entre 1100 e 1400 d. C. na costa central, caracteriza-se por um alto desenvolvimento agrícola e urbano.

Chimú e Lambayeque, entre os anos 700 e 1400 d. C., são as culturas do Período Intermediário Tardio mais representativas da costa norte.
Chimú - Lambayeque e Chancay

Cronologia das civilizações Peruanas

Chimú - Lambayeque e Chancay

Inca
Império Inca (Tawantinsuyu em quíchua) é o resultado da união de várias tribos, principalmente os Quéchuas, Aymará e os Yunka. A administração política e o centro de forças armadas do império ficavam localizados em Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O império surgiu nas terras altas peruanas em algum momento do século XIII. De 1438 até 1533, os incas utilizaram vários métodos: da conquista militar à assimilação pacífica para incorporar uma grande porção do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, incluindo grande parte do atual Equador e Peru, sul e oeste da Bolívia, Noroeste da Argentina, norte do Chile e sul da Colômbia.
Civilização Inca
Lema 
"Ama llulla, ama quella, ama sua"
(Não mentir, não vagabundar, não roubar)


O império inca falava predominantemente o idioma quíchua, tendo como segunda língua o aimará, porém existiam outros idiomas falados, já que o império abrangia um extensa área e várias civilizações. O nome quíchua, para o império, era Tawantinsuyu, que é traduzido como as quatro regiões unidas. Tawantin é um grupo de quatro partes (tawa significa "quatro", e o sufixo -ntin nomeia um grupo); Suyu significa "região" ou "província". O império foi dividido em quatro Suyus, cujos cantos faziam fronteira com a capital, Cusco (Qosqo).
Cultura Chachapoyas 
Uma mostra da arte de Cusco.
Naturalismo Cuzqueño 

Naturalismo Cuzqueño 



Transporte utilizado da época.
Carroça presidencial de inverno


Carroça presidencial de Verano




A sala reflete as mudanças políticas e sociais que ocorreram no vice-reinado peruano como resultado da chegada ao poder de uma nova dinastia na Espanha e a implementação das reformas que estas realizaram. Dentre os destaques estão as mudanças urbanas, que serão experimentadas na cidade de Lima, e a incorporação do teatro e do coliseu  como locais específicos de entretenimento público.
Sala Borbónica

Sala Borbónica

Sala Borbónica

Sala Borbónica
Neste século, além disso, houve importantes conflitos anticoloniais, que são representados em uma sala dedicada ao levante de Tupac Amaru. Pode-se ver questões representativas da Grande Rebelião dos Andes, que foi desenvolvida entre 1780-1782, e que culminou com a execução de Tupac Amaru e seus colaboradores.
Tupac Amaru


Nesta sala, é oferecido um passeio histórico nos últimos dois séculos da história peruana. Um evento fundamental que marcou essa era foi a Guerra do Pacífico. Na sala, você pode ver a imagem que representa o sacrifício de Alfonso Ugarte. Outro momento importante do período é o governo de Piérola, que permitiu a reconstrução do país. É mostrada a mesa e outros móveis que pertenciam ao presidente, e a famosa tela Entrada Piérola por Cocharcas.
No novo século, houve várias mudanças que transformaram o país. A chegada das massas na política, com a aparência do APRA e do Partido Socialista será fundamental para a compreensão dos primeiros anos convulsivos do século XX. A segunda metade do século está marcada por mudanças sociais que envolvem o movimento migratório do campo para a cidade.
Sala Republica

Sala Republica
O mapa demonstra os caminhos percorridos por José de San Martín e Simón Bolívar.
Sala República

Sala República

Quinta do Vice rei Pezuela
O Rancho foi construído entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Foi o lar do penúltimo vice-rei do Peru, Joaquim de la Pezuela, e mais tarde, com a Independência, morada dos libertadores José de San Martín (1821-1822) e Simón Bolívar (1823-1826). Foi sede do governo provisório do presidente Francisco García Calderón Landa no tempo da guerra do Pacífico. Neste espaço, você pode ver vários móveis do século XIX, juntamente com pertences pessoais daqueles que habitavam a casa.
Quinta do Vice rei Pezuela

Quinta do Vice rei Pezuela

Quinta do Vice rei Pezuela

Quinta do Vice rei Pezuela - Oratorio

Quinta do Vice rei Pezuela - Oratorio

Quinta do Vice rei Pezuela - Oratorio

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog