domingo, 24 de março de 2019

Toulouse 2° dia de Viagem a França.

Dia 01/01/2019 - Toulouse 2° dia de Viagem.
2° dia na França. 
Praça Charles de Gaulle, Praça do Capitólio, Igreja de Saint Sernin, Convento dos Jacobinos, Ponte Neuf, Place Saint-Pierre e arredores.


dia 01/01 - Terça feira. 

Começamos o dia indo em direção a oficina de turismo que fica na praça Charles de Gaule. O tempo estava fechado e com uma leve garoa. No caminhos vimos algumas vitrines, tudo fechado estava fechado. Era 1º de janeiro.  Poucas pessoas transitavam na rua.
Toulouse
Chegando na praça Charles de Gaulle vimos a ornamentação feita para o notal, o local é bem bonito. o carrossel arvore de natal era uma graça.  As esculturas, principalmente a com uma mãe segurando uma criança, chama a atenção de quem passa.
Square Charles de Gaulle
Continuamos nosso passeio agora em direção a praça do Capitólio, uma arquitetura bonita mas simples ( comparando com outros locais da Europa), nada que chame muito a atenção. Não nos demoramos muito ali.

Place du Capitole
Rapidamente nos direcionamos para a Igreja de Saint Sernin. Uma obra de estilo romano, bonita e imponente para os padrões da região. É passagem obrigatória para quem faz o caminho de Santiago de Compostela. 
Igreja de Saint Sernin
É cobrado uma taxa de £2,5 para a visitação de algumas áreas da igreja. Não visitamos estas áreas, que são a torre e a cripta, e os tesouros da igreja.
Igreja de Saint Sernin
Agora nossa visita é no convento dos Jacobinos, a Igreja tem entrada franca, mas para entrar no claustro pagamos £4 por pessoa. É uma construção monástica, uma jóia da arte gótica do Languedoc. A edificação da igreja se deu entre os anos de 1229 a 1350.  
Convento dos Jacobinos
A sala capitular é o local onde os monges realizavam suas assembleias, neste local se mantem a ata de fundação da universidade assim como o selo que autenticava os diplomas dos estudantes. Os símbolos dos quatro evangelistas: o leão, o touro, o homem e a águia.

Convento dos Jacobinos
Fomos na Capela fúnebre de San Antolín, mártir de Pamiers. Os túmulos dispostos na nave destinavam-se a receber os irmãos pregadores e os restos dos cânones de Pamiers que morreram em Toulouse. Cobertos em mármore branco. 
O corpo de Dominique Grima, morto em 1347, esta em um sarcófago localizado no santuário capela.
Na parte superior das paredes há afrescos com os louvores dos anjos tocando gaita de foles e harpa, nas laterais as lendas de Saint Antolin.
Convento dos Jacobinos
O claustro, simboliza o jardim do Éden, o paraíso. 
Suas quatro galerias cobertas por uma moldura de madeira simples, sustentada por 160 colunas de mármore. Foi projetada para facilitar a vida da comunidade religiosa que ali habitava: refeitório, dormitório, biblioteca, enfermaria ..

Convento dos Jacobinos
Jean de Bernuy, um comerciante espanhol após criar raízes na cidade, quis construir algo novo, convidou alguns artesãos para esta empreitada, o hotel marca a introdução da arquitetura renascentista em Toulouse. 
Não é permitido a visitação interna do hotel.

Hôtel de Bernuy
Continuamos a caminhar pela cidade, uma parada nesse charmosa padaria.
Padaria
Outro ponto da cidade é a a pont Neuf.  Elaborada para substituir as Pontes Velha e a ponte do Daurade, que já não eram suficientes para atender a população do século XVI, e assim assegurar a conexão das duas margens do Garonne, porém a ponte levou 100 anos para terminar sua construção, tendo inicio em 1544.
Pont Neuf
O parque foi inaugurado em junho 2016, com o objetivo de revitalizar o local, dando ao morador e ao turista um local para a apreciação da vista do Garonne.

Parque La Daurade
Este é mais um local para se apreciar o Garonne, uma ampla calçada e vários bancos dispostos na praça fazem a diferença, e a frente é a Chapelle Saint-Joseph de la Grave, um dos lacais mais fotografado de Toulouse. 
Faz parte do Hospital de la Grave, erguido em 1197 para receber as vítimas da peste.
A capela de La Grave está atualmente fechada ao público para uma renovação.
Place Saint-Pierre ao fundo Chapelle Saint-Joseph de la Grave
Os Frades Franciscanos ou Cordeliers, ordem fundada por São Francisco, chegou a Toulouse em 1222 e construíram um grande convento, entre as ruas, Colégio Foix, Albert-Lautmann e Deville.
Restou pouco, mas o suficiente para imaginar o que era: a torre do campanário visível do colégio de Foix e os restos do portal sul da igreja na mesma rua, réplica da igreja dos jacobinos.
Vários incêndios causaram a destruição do local e o pior deles ocorreu em 1871, o que explica foi transformação do convento em administração militar em 1818, servindo de estoque de forragem, palha e aveia para cavalos.
Tour de l’Ancien Collège de Foix
Após o passeio, voltamos para o hotel, pegamos as malas e nos dirigimos para a gare de Toulouse. Enfim vou realizar um desejo antigo de conhecer e ficar em Carcassonne

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog