quarta-feira, 31 de julho de 2019

Vale do Alcantilado - Maringá RJ e MG - Vale das Cruzes

De 26 a 28/07/2019 - Maringá.
Um Fim de semana entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Vale do Alcantilado - Vale das Cruzes - Vila de Maringá Rio e Minas.

26/07 - Sexta Feira. 


Chegamos na vila de Maringá, demos uma volta, depois fomos saborear um pastel de chocolate com banana.
Maringá Rio de Janeiro.
Nossa pousada fica no Vale das Cruzes, aproximadamente a quatro quilômetros do centro da Vila de Maringá.

27/07 - Sábado. 

Hoje, num belo sábado de sol, como estávamos passando o fim de semana na vila de Maringá/Visconde de Mauá,  resolvemos conhecer as cachoeiras do Alcantilado.
Pousada Nó da Madeira
Vale do Alcantilado – Bocaina de Minas
Elas estão localizadas numa local particular que cobra entrada para adentrar a propriedade, porém o local está bem cuidado e organizado e vale a pena a visita. Até chegar a última queda d’água (Alcantilado) percorre-se uma caminhada de 1,5 km de subida, às vezes fácil, às vezes um pouco íngreme, mas nos pontos mais difíceis há cordas de segurança, corrimãos e uma passarela. Não aconselho para quem tem dificuldade de locomoção ou nenhum preparo físico. De resto, prepare-se para caminhar os 3 km ( ida e volta) com belas paisagens ! O local é bem sinalizado.

Vamos ao passeio:
Entrada do Sítio Cachoeiras do Alcantilado.
Após a entrada o primeiro ponto é a Cachoeirinha, uma pequena queda, mas com bom volume de água, que se acumula no poção. A água é gelada, então os corajosos que se preparem.   A área em torno está muito bem conservada com um belo gramado. Nessa região há banheiro e vestiário.
Cachoeirinha
Subindo vimos o poço da Areia.
Poço da Areia
Em seguida, o poço das Raízes e, há alguns passos a Cachoeira do Açude.
Cachoeira do Açude
Mais acima chegamos a Cachoeira da Muralha. 
Cachoeira da Muralha
Logo ao lado há um mirante, com alguns bancos. Bom ponto para uma parada de descanso, beber água, tirar algumas fotos e admirar a vista do vale e montanhas em torno.
Mirante do Alcantilado
A partir daqui as subidas são mais cansativas. O próximo ponto é a cachoeira do Lajeado.
Cachoeira do Lajeado
Daí são 350 metros até o Alcantilado, mas prepare-se... Vale o pequeno esforço! Próximo a cachoeira está a da Toca do Penhasco. A caminhada é margeando grandes pedras.
Toca do Penhasco
Retornando a trilha principal encontra-se a Cachoeira da Gruta do Granito. Além da cachoeira vê-se uma gruta.
Gruta do Granito
E numa “subidona” final vê-se a cachoeira do Alcantilado. A vista do vale e das montanhas é linda!! Estamos na época de seca e tinha pouca agua mas não quero vir aqui na cheia não...pq é muito alto e fica bem perto da queda d'àgua. 
Cachoeira do Alcantilado
Não se pode entrar na cachoeira pelo risco de acidente.

Após curtir um pouco a paisagem é hora de descer e ir curtindo os locais que mais gostou!

Próximo a bilheteria há alguns locais para hospedagem e duas lanchonetes.
Nós demoramos 3 horas no local porque o dia estava lindo e fomos parando, tirando muitas fotos. Edson deu um mergulho numa das quedas.

Vale a pena visitar!!!

Depois dessa exaustiva caminhada veio a fome.....Ficamos num restaurante logo na saída da cachoeira. Hora de almoçar, carne de porco, arroz, farofa, couve e batata frita, comidinha caseira mineira...hum...
Restaurante Astrapéias
Depois do almoço (16:30) voltamos para a pousada, para aproveitar um banho de hidro e hora de descansar. Foi uma bela noite estrelada de inverno. Pena que nossa maquina não consegue tirar boas fotos do céu, porque estava lindo !!!! 

28/07 - Domingo. 

Acordamos tarde, tomamos café da manha no quarto, com vista para a Pedra Selada. Colocamos as coisas no carro, fizemos o check out e fomos para a vila de Maringá dar uma ultima volta de despedida.


Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivo do blog